terça-feira, julho 22, 2014

Nova pesquisa do Ibope dá Dilma no 1º turno 38% x 37% soma dos demais candidatos - Em votos válidos Dilma 50,6% x 49,4%

A nova pesquisa do Ibope divulgada há pouco pela Globo e pelo Estadão confirmaram a hipótese da vitória de Dilma no primeiro turno já que possui 38% da intenções de votos, contra 37% da soma dos demais candidatos.

Aécio tem 22%, Campos 8% e Everaldo 3%. Os demais candidatos somam 3%. Brancos e nulos são 16% e indecisos, 9% totalizando 25%.

Na simulação de segundo turno Dilma ganharia de Aécio com 8% de diferença para Aécio e contra Campos de 12%. Na pesquisa espontânea, Dilma Rousseff é citada por 26% dos eleitores. Aécio Neves é mencionado por 12% e Eduardo Campos, por 4%. Outros somam 2%, brancos e nulos, 17%, e 39% não sabem ou não responderam. Taxa de rejeição Dilma 38% x 16% Aécio.

Em votos válidos que é a forma como a Justiça Eleitoral tabula o resultado, sem os indecisos e as intenções de votos brancos e nulos a presidenta Dilma tem 50,6% x 49,4% da soma dos demais candidatos, o que lhe daria a vitória no primeiro turno, embora, não de forma garantida por conta da margem estatística de erro.

Uma inovação foi a pergunta do Ibope sobre quem vai ganhar a eleição. Segundo o Ibope a maioria absoluta dos eleitores acredita que Dilma vai se reeleger em outubro, mas o Ibope não divulgou que % de maioria é esta. Para 16%, Aécio Neves, é o favorito na disputa. Apenas 5% acreditam que o próximo presidente será Eduardo Campos. Quase um quarto dos eleitores (24%) não soube responder à questão.

Sobre a situação econômica do país só 25% consideram a situação econômica está ruim ou péssima. A maior parte 48% dos eleitores classifica a atual situação econômica do Brasil como regular. 24% avaliam que a economia está boa ou ótima.

Outro dado interessante: p Ibope também perguntou aos eleitores sobre suas expectativas para a economia do País em 2015. A maior parte (41%) acredita que a situação estará no próximo ano igual a como está hoje. Outros 34% acreditam que estará melhor, e 18%, que ficará pior do que em 2014.

O levantamento do Ibope foi realizado entre os dias 18 e 21 de julho com 2002 entrevistas em todas as regiões do Brasil. A margem de erro máxima é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos.

Como o blog comentou em nota hoje aqui neste espaço as pesquisas e mais esta do Ibope confirmam uma grande estabilidade dos números o que deve permanecer até o início dos programas eleitorais na televisão e da realização de alguns debates.

Há chances da presidenta Dilma vencer no primeiro turno, inclusive por quem dispõe de quase o triplo do tempo de exposição de sua propostas e das ações de seu governo contra o seu principal concorrente Aécio Neves. Porém, deve-se aguardar. Há exatos 74 dias até o dia da realização do primeiro turno. A conferir!

PS.: Atualizado às 23:36: Na simulação de 2º turno na pesquisa do Ibope, mas computando apenas os votos válidos, portanto sem os indecisos e a intenção de votar nulo ou branco tem-se os números: Dilma: 55% x 45% Aécio.

Nenhum comentário: