segunda-feira, julho 28, 2014

DNA África, uma série que promete!

"DNA África é uma série de cinco documentários de 52 minutos cada um que se propõe a investigar a origem dos afrodescendentes e a importância dos africanos na construção do Brasil. O projeto está baseado em três eixos: o histórico, o cultural e o científico.

Ao identificar os principais portos de saída e de chegada usados pelos colonizadores europeus na África e no Brasil, temos os dados históricos sobre o tráfico negreiro e o número de africanos trazidos como escravos, estimado em pelo menos 4,8 milhões de pessoas entre os séculos 16 e 19. Esse processo de quase 400 anos representou uma ruptura histórica para os descendentes dos povos africanos.

A série irá mostrar como a chegada de milhões de africanos ao longo dos séculos teve forte influência nas artes, na religião, na culinária e na formação do povo brasileiro.

A partir de testes de DNA feitos em 150 afrodescendentes dos cinco estados brasileiros que mais receberam africanos, o projeto pretende ajudar no resgate de uma história que se perdeu com o tráfico ao identificar a ascendência étnica desses brasileiros, apontando os locais de origem de seus antepassados.

A direção e o roteiro desta série é do jornalista campista Carlos Alberto Jr. pela Promo Brasil da Cine Group. Abaixo a ficha técnica da série e um trailler de pouco mais de 2 minutos que vale você conferir.

FICHA TÉCNICA
Produção Executiva: Monica Monteiro
Direção e Roteiro: Carlos Alberto Jr.
Direção de Fotografia: André Miranda
Produção Executiva: Luciana Pires
Direção de Arte: Rhamay Lima
Montagem: Daniel Prado
Produção: Patricia Monteiro
Consultor: Zulu Araújo
Trilha Sonora: Estúdio Muzak."

Nenhum comentário: