terça-feira, julho 01, 2014

Arco Metropolitano contribui para a integração do ERJ

Há 40 anos esta rodovia foi projetada. Diferentes governos passaram. Hoje ela vira realidade. Mais que acesso rodoviário esta intervenção ajuda na mobilidade urbana das cidades do entorno da metrópole fluminense e na própria capital.

Outro resultado é a integração entre diferentes áreas do estado divididas geograficamente pela Baía de Guanabara. A ligação facilitada entre as regiões sul e serrana e norte traz oportunidades de crescimento econômico e também de desenvolvimento.

É evidente que o setor econômico identifica a partir daí oportunidade de lucrar e acumular mais recursos, porém, de outro lado há oportunidades para a população fluminense.

Sob o ponto de vista ambiental há riscos porque esta área é frágil porque são de baixadas, como aliás é a maior parte da que circunda a Baía de Guanabara, seja a chamada Baixada Fluminense, ou, do outro lado em Magé, Itaboraí e São Gonçalo no lado inverso.

Enfim, desafios e oportunidades que o estado terá que enfrentar para diante. Interessante que os problemas que dificultaram sua viabilização tenham sido muito mais lembrados que a sua viabilização.


Nenhum comentário: