terça-feira, julho 01, 2014

Sociedade civil macaense se mobiliza contra novo terminal portuário

O jornalista Martinho Santafé pelo FB convida a sociedade civil para se posicionar contra a proposta de construção de um novo terminal portuário em Macaé.

Trata-se do Terminal Portuário de Macaé Ltda. (TEPOR) projetado para ser instalado na avenida Amaral Peixoto (RJ-106) s/n, bairro de São José de Barreto, ao lado do Lagomar, na direção de Cabiúnas e próximo à fronteira do Parque de Jurubatiba.

Uma Audiência Pública sobre o assunto foi realizada no dia 15 de janeiro de 2014 (veja publicação no DOE aqui). O projeto é do Grupo Queiroz Galvão e custo estimado em R$ 892 milhões. A área total do empreendimento é de 372.150 m², sendo composto de áreas para: Retroporto; Tancagem; Pátio de pré-embarque de Carga Geral e outras áreas para edificações e utilidades.

O projeto do TEPOR deverá ter 14 berços de atracação simultânea com profundidade de 10 metros para embarcações de capacidade até 5.500 dwt. A área total de armazenagem prevista é de 302.000 m². Já a capacidade de movimentação de cargas prevista é de 4,9 milhões de toneladas por ano.

É um projeto complicado para Macaé. Olhando pelo lado econômico se compreende o desespero com as limitações do TUP de Imbetiba da Petrobras, com assoreamento e estrangulamento, o que deixou de ser o terminal portuário de maior movimentação de cargas de apoio offshore do país.

De outro, a proposta da localização deste terminal alternativo é altamente questionável. Não apenas pela proximidade do Parque, mas, pelo adensamento urbano atual já existente naquela área, além de outros problemas tanto sociais quanto ambientais.

Abaixo o convite de mobilização do Martinho Santafé:

"Prezados srs. Conselheiros e Sociedade Civil

CONVIDAMOS A TODOS PARA A REUNIÃO DO COMMADS NO DIA 02 DE JULHO QUARTA FEIRA, ÀS 14 H.. NO PAÇO MUNICIPAL!

Reiteramos a importância da presença de todos a fim de tomarem conhecimento do contra-Rima do projeto do terminal portuário do Barreto.

A população macaense precisa estar consciente dos verdadeiros impactos que um empreendimento deste porte causará ao trafego, segurança, mobilidade urbana, saúde, qualidade de vida, etc

Participem! O futuro de Macaé está em suas mãos!
Só você tem o poder de decidir!

Não permita que interesses econômicos e de especuladores de uma minoria conduza o destino desta cidade que poderá levá-la ao caos!
Contamos com a sua presença!"

3 comentários:

manoel disse...

Bando de retardados... todas as empresas de manutencao offshore estao em macae. Eles querem que o tubos e outros tantos equipamentos continuem trafegando pela br101???

Anônimo disse...

Gostaria de saber qual o resultado do encontro do último dia 02.07 mencionado no Blog sobre o TEPOR.

Anônimo disse...

Sou de Macaé e realmente este projeto e um absurdo, pq não investem em algo que já esta quase pronto como o complexo logístico Farol Barra do furado, e só fazer uma estrada por dentro que e bem mais viável economicamente, ligando Macaé a Quisamã, Queiroz Galvão se unir ao projeto Farol Barra do Furado.