quarta-feira, setembro 03, 2014

Nova pesquisa do Ibope: Dilma 37% x 33% Marina x 15% Aécio. Datafolha: Dilma 35% x 34% Marina x 14% Aécio

A pesquisa foi feita entre os dias 31 de agosto e 2 de setembro (domingo e terça) e ouviu 2.506 pessoas. Everaldo tem 1% e todos os demais candidatos somam 2%. Indecisos são 5% e a intenção em votar nulo ou branco somam 7%.

Um eventual segundo turno mostra Marina com 46% x 39% de Dilma e 14 % entre brancos/nulos (8%) e indecisos (6%). Na pesquisa anterior do Ibope a diferença pró-Marina no 2º turno era de 9%e agora caiu para 7%.

A rejeição de Dilma caiu para 31%. A avaliação do governo melhorou. 36% consideram ótimo ou boa e regular tem 37%. Ruim ou péssima ficou agora com apenas 26%.

O Ibope ao contrário do Datafolha não identificou em nenhuma pesquisa o empate direto entre Dilma e Marina (a não ser técnico como desta pesquisa que está no limite que são de 2% para mais ou para menos).

Na última pesquisa do Ibope do dia 26 de agosto Dilma tinha 34% contra 29% de Marina e Aécio 19%. Assim, Dilma ganhou 3%; Marina 4% e Aécio perdeu 4%. Brancos/nulos (7%) + indecisos (8%) eram de 15% e agora 12%.

Na análise que o jornalista Fernando Rodrigues fez Dilma mostrou reação e voltou ao patamar que sempre teve de 36/37%. Para ele Aécio segue sendo coadjuvante neste processo. Dilma tem potencial para crescer e Marina continua enfrentando questionamentos. Faltando cerca de um mês, a eleição segue indefinida, mas, algumas tendências começam a se consolidar depois de tantas novidades. A conferir!
PS.: Atualizado às 19:28 (hora do Brasil).

PS.: Atualizado às 20:32: Estranha a nota à imprensa que o comitê de Aécio acaba de enviar. Lacônica:
"Nota à Imprensa"
"O senador Aécio Neves, candidato da Coligação Muda Brasil à Presidência da República, recebeu com tranquilidade as pesquisas divulgadas hoje. A campanha eleitoral está entrando na fase em que os candidatos apresentam suas propostas ao país. O senador tem absoluta confiança em que o seu programa é o melhor e mais seguro para o Brasil. O reconhecimento dessa proposta levará a Coligação Muda Brasil à vitória."

PS.: Atualização às 21:38: Datafolha que teria ouvido na pesquisa mais de 10 mil pessoas mostrou também Dilma na frente de Marina 35% x 34%. Aécio tem 14%. Agora os números das duas pesquisas se aproximaram até na simulação de 2º turno. Ambas com Dilma na frente, embora dentro da margem de erro. As duas também mostraram que reduziu a diferença que distanciava Marina da Dilma na simulação do 2º turno. A disputa ainda está em aberto, apesar da situação de Aécio e do PSDB como coadjuvante ser aparentemente difícil de ser revertida, já que possui menos da metade da segunda colocada.

Nenhum comentário: