terça-feira, setembro 23, 2014

Vox Populi: Dilma 40% x 22% Marina x 17% Aécio

A pesquisa foi divulgada há pouco pelo portal R7 da Record. Na simulação de 2º turno Dilma alcança 46% x 39% Marina. A pesquisa levou em conta 2.000 entrevistas feitas com eleitores, entre o último sábado (20) e o último domingo (21), em 147 cidades do País. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais, para mais ou para menos. Por esta pesquisa Dilma poderia ganhar no 1º turno, dentro da margem de erro, já que alcança 40% x 41% da soma de todos os demais candidatos.

Em votos válidos que é como a apuração é feita pelo TSE sem a intenção dos votos brancos/nulos (12%) e indecisos (6%) que totalizam 18%, Dilma alcança 48,8% (dentro da margem de erro de 2% pode passar de 50% e venceria no 1º turno); Marina 27% e Aécio 20,7%.

Segundo o diretor do Vox Populi, João Francisco Meira, a pesquisa telefônica é domiciliar, com uma amostragem inteiramente representativa.Os pesquisadores partem com tablets com chip telefônico. Completada a entrevista, imediatamente ela é enviada de forma codificada para a central. O resultado sai quase simultaneamente com o fim das entrevistas. Além disso, um GPS permite localizar o ponto exato que cada entrevista está sendo realizada, permitindo controle total dos pontos de pesquisa.

Com a divulgação dos resultados das três pesquisas hoje, afeta novamente o mercado e as bolsas caem 0,49%. Segundo a agência de notícias Reuters, a cautela com a divulgação de pesquisas eleitorais elaboradas pelo Ibope e Vox Populi confirmou o viés de baixa final, embora longe da mínima, com alguns agentes preferindo zerar suas posições vendidas antes dos números.
PS.: Atualizado às 20:21.

PS.: Atualizado às 20:43: Entre a pesquisa do Ibope e Vox Populi a diferença mais significativa é do segundo que indica Marina com 22%, enquanto o Ibope dá 29%. As outras duas variações de Dilma (+2%) e Aécio (-2%) estão dentro das margens de erro. A segunda maior diferença entre o Vox Populi e o Ibope é na simulação de 2º turno. O primeiro instituto coloca Dilma com 46% x 39% Marina, enquanto o Ibope dá empate das duas em 41%. Ou seja, o percentual de Marina entre as duas pesquisas fica dentro da margem de erro (39%-41%), mas a de Dilma varia entre 41% e 46%, acima do limite máximo da margem de erro. Há ainda uma diferença entre os "não votos" que é a soma das intenções em votar branco e nulo, mais os indecisos. Pelo Ibope estes não votos são de apenas 12%, enquanto o Vox Populi encontrou 18%. Sabe-se que é aí que as contas sempre escorregaram. A conferir!

Nenhum comentário: