quarta-feira, setembro 10, 2014

11 de setembro Diada da Catalunya

Nesta quinta-feira, 11 de setembro, será feriado em toda a região da Catalunya que tem Barcelona como centro. Não tem nada a ver com a questão do ataque às torres gêmeas. Aqui o 11 de setembro é muito anterior.

Em 2014, completa-se 300 anos, sim, o tricentenário (1714-2014) em que a recessão impediu definitivamente a autonomia de toda a Cataluña. De lá para cá a história é grande. A língua catalã tem cerca de mil anos. O hino é mais recente, mas, a luta pela independência ou maior autonomia é crescente.

Eles agora tentam realizar, com a resistência do poder de toda a Espanha, unilateralmente, um plebiscito, no dia 9 de novembro, para saber o que os moradores da região desejam. Seguem o que a Escócia também tenta, em plebiscito, no próximo dia 18 de setembro, se separando do Reino Unido.

Aqui dizem que se o parlamento da Catalunya aprovar o plebiscito e a maioria votar, eles remeteriam o problema para a Corte Suprema. Teríamos, mais um caso de judicialização da política que se mostraria incapaz de mediar "vontades" regionais.

A questão é complexa. Porém, é de impressionar o caso da Cataluña. Possuem em língua própria (o catalão derivado do latim desde o século X e XI), hino e bandeira, ao contrário da Escócia. Em termos econômicos hoje é tão forte quanto a capital Madrid, mas, não é uma questão simples e para amadores como o blogueiro.

Em 2012, colocaram 1 milhão de pessoas na rua no 11 de setembro. Amanhã prometem mais que isto em mais de meia centena de diferentes manifestações, sendo a principal no encontro das avenidas Diagonal e Gran Via que forma um "V" que dizem ser de "Via", ou "Voluntad" (vontade), ou "Votar" e Victòria".

Nas ruas (calles ou carrer) se buscam assinaturas. As janelas e varandas expõem faixas bandeiras pela "liberdade da Cataluña". Enfim, a Europa, em meio a problemas econômicos que fazem os ricos mais riscos e às disputas regionais, parece um caldeirão.

No final da tarde depois de muitas atividades, já morando num apartamento e tendo deixado o hostal, ouvimos barulho, tambores e luzes. Era um corso de manifestantes com bandeiras, gritos, tambores e luzes convocando para a "Diada" de amanhã. Os manifestantes jovens, adultos e crianças gritam "ARA ÉS L´HORA". Para os que tiverem mais interesses leia aqui.



Nenhum comentário: