sábado, maio 04, 2013

Coppe/UFRJ e Petrobras montam Centro de Pesquisas Hiperbáricas com 850 m²

Numa parceria acertada entre a Petrobrás - Coppe/UFRJ será construído com inauguração prevista para 2016, o maior centro hiperbárico do Brasil voltado para testes em escala real de equipamentos e estruturas de grande porte usadas na exploração e produção de petróleo e gás em águas profundas e ultraprofundas. O centro terá uma área de aproximadamente 850 m².

O Centro tem o objetivo de desenvolver novos sistemas capazes de suportar as condições adversas do ambiente marinho com lâminas d’água superiores a 2 mil metros de profundidade.

Ele contará com duas câmaras hiperbáricas capazes de simular profundidades de até 13 mil metros. Nessas câmaras, serão testados e qualificados os equipamentos a serem utilizados na exploração do pré-sal brasileiro.

Na nova instalação, poderão ser desenvolvidas novas técnicas de manutenção e inspeção, conexões especiais e outros equipamentos da área de processamento submarino. As câmaras hiperbáricas instaladas no centro serão projetadas no Laboratório de Tecnologia Submarina (LTS) da Coppe.

A informação sobre esta estrutura para pesquisas acontece hoje, no mesmo dia, em que a presidete da Petrobras, Graça Foster, divulga que nos últimos 14 meses a companhia fez mais de 50 novas descobertas, sendo 15 delas no pré-sal. Das 15 descobertas no pré-sal, 8 foram realizadas em poços pioneiros.

Esta é uma das ações para o avanço das pesquisas para a intervenção mais qualificada e a produção de petróleo na camada de pré-sal no litoral brasileiro.

Nenhum comentário: