segunda-feira, outubro 06, 2014

Quadro 2010 x 2014: perdas & ganhos

Na postagem abaixo eu já tratei destes dados e indicadores no período 2002-2014. O publicitário Hayle Gadelha em seu blog e perfil no FB fez um quadro mais sintético. Melhor para ser observar apenas os percentuais do primeiro turno destas duas eleições 2010-2014 dos três principais candidatos.

Antes porém ele abriu assim o assunto:

"Quem perdeu, quem ganhou."
"Comparando 2014 com 2010, os tucanos não cresceram tanto (0,94%). Em votos válidos, cresceram mais os "outros" (2,40%) e Marina (1,99%). O PT perdeu 5,32% (bem menos do que se esperava inicialmente). Brancos e nulos também caíram (0,86%)."













PS.: Atualizado às 13:58: Esta breve análise abaixo do Diogo Costa, lá no Portal GGN, do Luiz Nassif, de certa forma, mostra também a semelhança entre o pleito atual e de 2010. Confira:
"ONDE SE DEU A DIFERENÇA? - No primeiro turno de 2010 os nanicos (eram 06 no total) fizeram ao todo 1,15% dos votos válidos.

Em 2014 os nanicos (eram 08 no total) fizeram ao todo 3,55% dos votos válidos.

Temos, portanto, uma diferença de 2,4% de votos entre uma eleição e outra.

Marina Silva teve 19,33% dos votos válidos em 2010 e 21,32% dos votos em 2014.

No aumento do número de votos dos nanicos (+ 2,4%) e no aumento do número de votos de Marina Silva (+ 1,99%) é que reside a queda nas intenções de votos de Dilma entre 2010 (46,91%) e entre 2014 (41,59%).

Aecio cresceu praticamente sem ser criticado neste primeiro turno. Ele foi o beneficiário da derrocada fulminante de Marina.

No segundo turno ele vai enfrentar as críticas que no primeiro turno foram dirigidas pelo PT contra a moça lá do Acre.

Na reeleição de Lula o resultado do primeiro turno foi mais apertado (apenas 6,97% de vantagem sobre Serra) do que agora (vantagem de 8,04% de Dilma sobre Aecio).

O PSDB está certo em comemorar o resultado da primeira volta, mas nem de longe Aecio passa a ser favorito em função do que as urnas disseram no dia de ontem."

Um comentário:

Matheus Crespo disse...

Agora caberá verificar o quanto de voto anti-PT ainda existe entre o eleitorado da Marina Silva, já que uma parte desse voto, fundamentalmente de ódio ao PT, já migrou para o candidato Aécio neste primeiro turno (desinchando em 6% a candidata em relação a previsão das pesquisas).

Partindo do pressuposto que a candidata já tinha cerca de 20% do eleitorado em 2010, quando não se percebia uma ruptura tão forte dela em relação ao PT e vice-versa, imagina-se que boa parte deste eleitorado natural da ex-senadora seja de simpatizantes de antigos temas mais progressistas, como sustentabilidade e direitos humanos. Imagina-se este eleitorado estar mais próximo ao PT. Se ele for metade do total, Dilma fica em situação confortável. Se ele for menor que 1/3 deste eleitorado, a eleição fica muito apertada, possivelmente com Aécio saindo na frente no segundo turno, cabendo a Dilma o papel de ganhar votos.

É preciso ver ainda até que ponto este eleitorado progressista da Marina será influenciado por uma provável adesão da ex-senadora à campanha tucana. Se ela consegue ou não influenciar e transferir estes votos.

Por fim, cabe ressaltar que o candidato Aécio ainda não foi contestado de forma mais enfática, passou o primeiro turno praticamente ileso, já que o PT centrou seu marketing ofensivo na desconstrução da Marina, que parecia favorita. Vejamos quando começar a publicidade em cima de mensalão mineiro, aeroporto familiar com dinheiro público, cartel do metrô, desabastecimento de água, somados ao já tradicional rememoriamento das políticas macroeconômicas recessivas e privatistas e da política externa pautada na dependência associada.

Pode começar, inclusive, pelas declarações de Armínio Fraga, de que "o salário mínimo cresceu demais no país nos últimos anos", e que "é preciso vincular aumento de salários à produtividade", ou seja, trazer de volta a esmerilhada bandeira de fazer o bolo crescer antes de repartir. Prato cheio pro João Saldanha.