segunda-feira, julho 20, 2015

Macaé avança na estruturação do seu polo de ensino superior

Na última semana, um convênio de cooperação foi assinado entre a Prefeitura de Macaé e a Reitoria da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj) Fluminense com interveniência da Fundação Educacional de Macaé (Funemac) para a instalação de um campus no município.

O mesmo será localizado, numa área, atrás do Parque de Tubos, de 21 mil metros quadrados, no Condomínio Industrial-Logístico Bella Vista, em fase de instalação (imagem ao lado).

Ali, a Uerj projeta abrigar laboratórios focados na pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação. O professor Eduardo Sampaio, diretor do novo campus, juntamente com o vice-presidente da Funemac, Carlos José Mattos de Andrade, visitou, no início deste mês, a Cidade Universitária, onde vai instalar provisoriamente o Laboratório de Adesão e Aderência (LAA) todo em material pultuldrado

A Cidade Universitária é gerida pela prefeitura, por meio da Funemac, onde estão instaladas a Faculdade Municipal Miguel Ângelo da Silva Santos (FeMASS), a UFF e a UFRJ. Juntas, elas oferecem à população, gratuitamente, 17 cursos superiores e outros de pós-graduação em diversas áreas. O polo está localizado à Rua Aloísio da Silva Gomes, 50, bairro Granja dos Cavaleiros.

Além disso, Macaé já dispõe de um campus do Instituto Federal Fluminense (IFF) com cursos técnicos, de graduação e pós graduação e também de um campus da UENF, onde está instalado o Lenep (Laboratório de Engenharia de Exploração  de Petróleo).

Macaé também foi se organizando para consolidar seu polo de ensino superior a partir da instalação da Fundação Educacional de Macaé (Funemac). O objetivo seria avançar para ser também um polo de pesquisa e pós graduação.

Nos últimos anos, Macaé passou a receber dos municípios da Baixada Litorânea (Cabo Frio, Arraial do Cabo, Búzios, etc.) um número de alunos (campus) – UENF (Lenep) – Funemac: UFRJ (campus) – UFF (campus) e FeMASS.

Segundo estudo sobre movimento de populações, divulgado em maio pelo IBGE, 26,5% das 9.429 pessoas que se deslocam diariamente de Cabo Frio e arredores para Macaé (veja quadro ao lado do IBGE, vão atrás de estudos. Isto equivale a 2.498 pessoas da Região dos Lagos estudando em Macaé.

Antes esta demanda era em boa parte atendida pelas instituições de ensino de Campos. Isto configura que Macaé se tornou um novo polo de ensino superior do interior fluminense.

Assim, mesmo que muitos não percebam Macaé foi ganhando musculatura no ensino superior, embora nem todas as áreas sejam contempladas, como na área de ciências sociais. Este polo da Funemac está instalado em área conhecida como da Granja dos Cavaleiros. Na educação básica Macaé possui na rede de educação municipal um total de 103 escolas e 40 mil alunos.

Sobre a instalação do campus da Uerj em Macaé resta saber como isto será feito e qual seria a origem dos recursos. No presente momento, a Uerj, atravessa, junto com outras instituições estaduais, uma de suas maiores crises em toda a sua história. O reitor Ricardo Vieiralves, está em final de mandato e enfrenta um desgaste enorme perante a comunidade acadêmica.

A interiorização da Uerj é uma boa medida. Hoje, a Uerj, possui um campus em Resende, que atua na área das engenharias e outro em São Gonçalo, onde possui uma faculdade de formação de professores (FFP-UERJ) com importantes serviços públicos prestados à comunidade daquela região periférica da área metropolitana fluminense. Acompanhemos os desdobramentos.

Nenhum comentário: