terça-feira, abril 01, 2014

Cedae opera saneamento em SJB e Quissamã sem contrato com o município

O blog fazendo uma rápida leitura no Relatório da Administração e Demonstrações Financeiras da Cedae, descobriu que a empresa do estado, hoje opera serviços de abastecimento de água em 64 dos 92 municípios fluminenses. Já os serviços de esgotamento sanitário apenas com 31 municípios.

No mesmo relatório página E18, a Cedae informa que o contrato com oito municípios está vencido, desde 31 de dezembro de 2013 e que a renovação está em fase de negociação, mesmo que os serviços não tenham sido interrompidos.

Contrato para água e esgoto vencidos com os municípios de: Porciúncula; Quissamã; São João da Barra e Teresópolis. Contrato apenas para abastecimento de água vencidos: Angra dos Reis; Cachoeira de Macacu; Cambuci e Miracema.

Pelo relatório SJB tinha em 2013 um total 2.261 economias, contra 2.200 em 2012, com o acréscimo de apenas 61. Enquanto em Quissamã o aumento foi de 1.684 para 1.724 economias, ou seja, mais 40 economias em um ano.

No relatório chama a atenção ainda para o atendimento majoritariamente feito para a capital com um total de 2.068.724 economias. Segundo a própria empresa é responsável por 78% de sua receita bruta. O faturamento total da Cedae em 2013 foi de R$ 3,9 bilhões, enquanto o lucro líquido foi de R$ 291 milhões.

Este valor é interessante de ser conhecido, para mostrar como este tipo de serviço dá lucro, mesmo sabendo que as taxas cobradas pela Cedae são bem mais baixas do que aquelas cobradas pelas empresas privadas que operam este tipo de serviço por concessão pública.

O índice total de atendimento de água (%) nos municípios atendidos pela Cedae foi de 84,2% e o de esgoto de apenas 39,3%. Isto num estado central na região sudeste do Brasil é muito baixo e reflete problemas seguidos dos governos.Apenas 67% das ligações de água são hidrometradas. O relatório traz ainda uma perda de água superior a 50%, 51,4%. Ou seja, mais da metade da água tratada é perdida.

Nenhum comentário: