segunda-feira, abril 14, 2014

O incêndio em Valparaíso no Chile

Valparaíso é uma belíssima cidade portuária. Onde aliás, se situa, no litoral, de frente para o Pacífico, a mais bonita das casas "Museu Pablo Picasso" no Chile. Valparaíso era a localidade de preferência do grande poeta e político da América Latina. As colinas atingidas pelo fogo foram motivos de diversas de suas poesias.

Segundo o jornal espanhol El País, as chamas começaram no sábado por volta das 16h30 no Chile, no Camino La Pólvora, uma das estradas de acesso à cidade. "O incêndio florestal, no entanto, propagou-se rapidamente para zonas habitadas, principalmente pelo calor e o vento intenso. A presidenta informou que um primeiro cadastro indica que existem cerca de 500 casas totalmente danificadas e que o desastre se concentra nas colinas Mariposa, El Vergel, La Cruz, El Litre, Las Cañas, Miguel Ángel e Mercedes.

Valparaíso é uma cidade portuária composta por 42 colinas na orla do oceano Pacífico e é uma das que tem maior população no Chile. As ruas são estreitas e inclinadas, o que dificulta o acesso dos órgãos de emergência. Especialistas em urbanismo, como Iván Poduje, explicaram pela televisão local que entre os problemas que contribuíram para a propagação do incêndio estão o lixo das ruas, a falta de um plano adequado para enfrentar este tipo de tragédia e a construção de casas em locais não permitidos. Ao chegar à cidade, a sensação é de que nem uma agulha entra nessas colinas habitadas."

Clique aqui e veja uma galeria de fotos (com a de baixo do site do El País). E aqui para ler uma entrevista com o urbanista chileno Iván Poduje sobre o incêndio suas causas e consequências, na única cidade chilena que é declarada como Patrimônio da Humanidade.

É, talvez, oportuno recordar dos riscos semelhantes em morros do Rio de Janeiro. Não faz tanto tempo que um incêndio no Morro da Catacumba (ou Morro dos Cabritos conforme o lado), no dia 20 de junho de 2010, não tão pequeno assim que pode ser relembrado aqui neste link e na foto abaixo.

Valparaíso, Chile, em 13-04-2014






















Morro da Catacumba - Rio em 20-06-2010

Nenhum comentário: