segunda-feira, abril 21, 2014

Comissão de Trabalho da Alerj faz audiência pública sobre impactos da implantação de barragem em Cachoeiras de Macacu para atender Comperj

A Comissão de Trabalho da ALERJ presidida pelo Deputado Estadual Paulo Ramos (PSOL), convocou Audiência Pública para avaliar os impactos sociais, ambientais e econômicos da implantação de Barragem no Município de Cachoeiras de Macacu. A audiência atende solicitação dos movimentos sociais. Está marcada para o próximo dia 28 de Abril de 2014 (2ª feira), às 13 horas, no Galpão da Casa do Pão de Queijo do Olavo, Km 17 da Estrada Rio – Friburgo (RJ 122).

A construção da barragem grande da refinaria do Comperj/Petrobras no Rio Guapiaçu ameaça de remoção e despejo 1.100 agricultores familiares e trabalhadores de assentamentos da reforma agrária; desmatamento da Mata Atlântica (crime ambiental), além de provocar a perda de 6 mil empregos diretos na agricultura gerando um prejuízo econômico estimado em R$ 100 milhões ao ano ao município. A mega-barragem também provocará a salinização dos manguezais da APA de Guapimirim prejudicando o sustento de 2 mil pescadores artesanais.

Nenhum comentário: