66 anos, professor titular "sênior" do IFF (ex-CEFET-Campos, RJ) e engenheiro. Pesquisador atuante nos temas: Capitalismo de Plataformas; Espaço-Economia e Financeirização no Capitalismo Contemporâneo; Circuito Econômico Petróleo-Porto; Geopolítica da Energia. Membro da Rede Latinoamericana de Investigadores em Espaço-Economia: Geografia Econômica e Economia Política (ReLAEE). Espaço para apresentar e debater questões e opiniões sobre política e economia. Blog criado em 10 agosto de 2004.
terça-feira, março 31, 2009
Carro pega fogo e retém trânsito na BR-101
Acervo digital da Veja
Desabafo de uma mãe de aluno da Rede Municipal de Educação
segunda-feira, março 30, 2009
Cinema: uma interlocução com a saúde: quarta-feira na FMC
Reclamação do Alphaville
Ainda sobre internet no celular
Fenorte e Tecnorte podem passar para a Uenf
Estilo & editoria
Avança o acesso à rede
No trânsito
domingo, março 29, 2009
A procissão de velas - manifestação pela hora do planeta - 28 de março Sesc Campos
Com a participação do Artur Gomes.
Cultura como Política Pública transparente e universal
Na frente
O jornal Monitor Campista, o mais antigo da cidade, saiu na frente e bem na frente. Além da versão online na internet com acesso diário de mais de 8 mil visitas contabilizadas, criou a versão mobile para melhor visualização da página através de celulares no endereço mcampista.com.br.
Curso superior de Produção Cultural
Serena, mas com um bracinho...
sábado, março 28, 2009
"No Brasil de hoje, nós, parlamentares, não parlamentamos"
No escuro
Mais que atenta, útil!
sexta-feira, março 27, 2009
Esta você vai adorar... para relaxar com a chegada do final de semana!
Obama segue na internet
Manifestação por creche em Campos
Parabéns!
Mesmo atrasado o blog faz questão de parabenizar o Antônio Filho pelo feito, de ter completado, com o seu Jornal Multimídia, cinco anos de criação no dia 14 de março.
Estaleiro de Eike em Santa Catarina foi avaliado aqui
Debate crise mundial e seus reflexos sobre o movimento social
quinta-feira, março 26, 2009
Para desespero de alguns
Cine Jornalismo AIC começa neste sábado
Do release da AIC remetido pelo jornalista Vitor Menezes:
BaluArte
O nosso excelente artista plástico Renato Pessanha também está na grande rede: Prefeitura de SFI derrruba cercas de acesso às praias
Rede de Educação Profissional e Tecnológica no Brasil
Petroleiros: passeata em Macaé e negociação no Rio
Serra prefere Gabeira
Não recebido
A volta do golpe do seqüestro pelo celular
quarta-feira, março 25, 2009
Noite e posse simpática na FBPN
Os especuladores e o trabalho no Brasil
Luta pelo primeiro emprego em Campos
terça-feira, março 24, 2009
Telhado de Vidro II
Mais apreensão de drogas em Campos
Palestra Upea/IFF: Rio Paraíba do sul - uma tragédia recorrente!
PS.: Atualizado às 11:28: Foto enviada on-line às 09:55 diretamente da Upea/IFF na BR-356 próximo a Barcelos. Palestra que foi ministrada pelo biólogo Guilherme Souza do Projeto Piabanha e assistida por cerca de 50 pessoas, inclusive angolanos que estão em Campos, num curso de seis semanas, em formação para atuar num dos 5 Centros Profissionais que o IFF, num Acordo de Coooeração, contribui com o governo daquele país africano.
segunda-feira, março 23, 2009
Pelo Datafolha Garotinho perderia de Cabral, Gabeira, Crivella, Wagner Montes e Cesar Maia
Arta comemorará o Dia Internacional do Teatro: Sexta é dia de fazer Arte!
A Ompetro deveria ser uma agência regional de desenvolvimento
Greve começa na Bacia de Campos
domingo, março 22, 2009
50 mil cadastrados só na 1ª semana para a passagem a 1 real causa espanto
Justiça do Trabalho proíbe a Petrobras de desembarcar petroleiros nas plataformas
Arnaldo Vianna está hospitalizado e deverá ser operado
Breve reflexão pós Encontro de Venda Nova
É evidente que a atração da área urbana sobre a rural é muito grande, especialmente para os mais jovens. A área urbana, simbolicamente, em qualquer lugar do mundo, aponta para o encontro de mais pessoas, de oportunidades, de lazer variado, etc.
Tudo isso vem contribuindo para que a população urbana atinja hoje, o patamar de quase 90% de toda a população brasileira. O nosso município com a extensão que tem, superior a 4 mil Km², maior município entre todos da região sudeste e sul do país, a situação não é diferente.
Todo este interior, do extremo norte em Santo Eduardo, ao extremo sul em Serrinha, junto com a nossa tradicional Baixada Campista, com todos os problemas da agricultura canavieira e com a divisão das propriedades a partir das heranças também foi encolhendo em termos de população, especialmente depois da segunda metade da década de 70.
Não adianta chorar pelo caldo da cana derramado até pelas desigualdades sociais que a monocultura ensejava, mas é preciso reagir. Não é admissível que uma política agrícola baseada nas pequenas propriedades não seja articulada pelo poder local em tão grande município. Com tanto órgãos governamentais de apoio, pesquisa e extensão, não é possível que não se encontre saídas.
Neste processo não se deve ter a ilusão de milagres. Não há saída num curto prazo, ou nos prazos dos mandatos dos nossos representantes políticos. Romper a desilusão e o descrédito que a população local do campo têm para com o setor público e suas políticas, que talvez por isso, aja, de forma mais assistencialista do que como agente de promoção para as potencialidades, que é um trabalho de longo prazo e de resultados paulatinos.
Fora disso é enxugar gelo num interior devastado ambientalmente falando e com gente que gosta de ser surpreendida e estimulada a reproduzir boas histórias de luta pela sobrevivência e pelo desenvolvimento de suas famílias e de suas comunidades.Encontro em Venda Nova III
O blog com as fotos abaixo retomou o uso do recurso de enviar fotos online direto do celular para o blog, ao participar do encontro que reuniu mais de 300 pessoas na manhã e início de tarde deste domingo na localidade de Saquarema Grande, logo depois de Cambaíba e Venda Nova e antes de Poço Gordo. Debaixo de uma frondosa árvore mais que centenária os pesquisadores da Upea/IFF, junto com o pessoal da UFRRJ, Emater com o apoio da Petrobras e diversos órgãos governamentais e não governamentais, inclusive a Fundação Amigos do Cavalo, montaram mais de oito barracas onde apresentaram e discutiram com pequenos produtores, alternativas para a geração de renda e para problemas relativos à praga, à necessidade de preservação do meio ambiente, com o uso da agricultura orgânica, mostrando os riscos do uso dos agrotóxicos e do descarte das suas embalagens, etc. A cultura esteve presente com apresentação do grupo de teatro do Brício mostrando oportunidades com a reciclagem de materiais do dia-a-dia e com um grupo de forró. Em meio às diversas atividades, a distribuição de água de coco e um farto churrasco com feijão tropeiro, produtores conversaram, articularam parcerias, conheceram novidades, viram experiências que estão sendo desenvolvidas com sucesso por alguns deles e apresentaram mais demandas para a extensão rural e para novas capacitações. Um ambiente interessante unindo gente tradicional da região, com jovens sedentos em estudo e participação e pequenas famílias querendo conhecer e se estimular com as oportunidades que o campo oferece em meio ao atrativo natural que a área urbana exerce sobre a maioria.
Encontro de Agricultura Familiar
sábado, março 21, 2009
Confirmado início da greve dos petroleiros para a zero hora de segunda-feira
Bate-boca e divergências na base do governo Rosinha
Sindipetro NF coloca Web rádio e TV no ar
Rede Blog
Movimento do Sindipetro NF a respeito da greve marcada para a próxima 2ª feira
PS.: Atualizado às 13:50 com imagem do informativo Nascente do Sidipetro NF.
Atualização às 21:02: parcial de 24 plataformas: a favor da paralisação 717 x 68 contra; A favor da ocupação do heliponto 89 x 566 contra.
Concurso público para professores e técnicos-administrativos na UFF Campos
Buraco nas ruas















