domingo, fevereiro 12, 2017

Perfil de refino de petróleo da Petrobras

Em função atualmente do maior foco do blog em questões referentes ao setor de petróleo, passamos a ser constantemente indagado sobre informações a área. Isto redunda em postagens que buscam esclarecer algumas questões e trazer ao debate outras.

Nesta linha, o blog foi indagado sobre os percentuais de derivados que se extrai de uma barril de petróleo através do seu refino. De início vale relembrar que um barril de petróleo equivale a 158,98 litros.

O percentual de cada derivado de petróleo que se extrai numa unidade de processamento e refino depende de uma série de itens como: tipo de petróleo, características das unidades de refino; necessidades da demanda em determinado período, mercado a ser atendido, etc. Assim, o petróleo processado varia por refinaria.

No Brasil, hoje todo o refino é feito pela Petrobras. A produção de petróleo mais pesado vinha sendo exportado e, simultaneamente, se importavam derivados para atender à demanda de consumo nacional. Isso é um movimento dinâmico e altera com o tempo e conforme o movimento da economia e consumo de derivados no país.

Até 2014, o perfil de refino de petróleo era conforme o quadro da imagem abaixo cuja fonte é a própria Petrobras. Creio que estes percentuais tenham se alterado pouco de lá para cá.


Nenhum comentário: