quarta-feira, agosto 17, 2011

Aeroporto para quem – II

O blog tratou deste assunto, sobre o interesse da PMCG (aqui em nota no dia 27 de julho) em privatizar o aeroporto de Campos, desconfiando de quem poderia ser o interessado, que estaria neste momento, de "olho" no edital de concessão a PMCG prometeu divulgar ainda este ano.

O blog teve informações de que o grupo interessado não é a Odebrecht e nem a Queiroz Galvão. É o velho conhecido da fábrica Bela Joana, na estrada Campos-São Fidélis que espremeu, espremeu e... virou suco, ainda durante o mandato do ex-governador, seu inventor.

Lembraram da MPE? Pois bem, a MPE hoje opera o aeroporto de Valença, no sul da Bahia, área turística e agora entrou na disputa pela concessão do Aeroporto de São Gonçalo do Amarante, no Rio Grande do Norte e está de olho no aeroporto de Campos.

O grupo MPE há décadas presta serviços de manutenção predial e de instalações em aeroportos brasileiros, desde Galeão no Rio, Cumbica em São Paulo, Confins em Belo Horizonte, entre outros, tendo cerca de 1,5 mil homens atuando nestes serviços. A proximidade com o ex-governador abriu para o grupo estas "novas oportunidades".

Nada de mal, há nesta possível concessão, resta saber quem está fazendo o edital de concessão e quais são os seus principais pontos e qual o interesse público envolvido na questão. Quem estaria modelando este edital? Quem na PMCG tem competência para a empreitada? O Ministério Público tem o dever de acompanhar o processo.

9 comentários:

Anônimo disse...

Empresa que fará a dragagem do Estleiro: http://www.rnw.nl/portugues/article/empresa-holandesa-fecha-contrato-de-%E2%82%AC200-milh%C3%B5es-no-brasil

Sergio Mendes disse...

Caro Roberto Moraes,

É fundamental, que a feitura deste edital, passe obrigatoriamente por uma discussão pública - audiência pública -, para que os atos que advirem deste debate democrático , sejam rigorosamente acompanhados e fiscalizados pela sociedade civil organizada.

Devo ressaltar, que no meu ponto de vista, urge uma dinamização deste aeroporto, tendo em vista principalmente, o boom econômico que acontecerá em breve na nossa região. Porém, todas ações no sentido desta municipalização, tem que vir acompanhadas de transparência, e zelo pelos interesses estratégicos da nossa geo-política.

Anônimo disse...

Seja lá pra quem for, será melhor do q ficar nas mãos do governo federal. Esse aeroporto no Rio Grande do Norte, por exemplo, está sendo construido desde 1995, e só vai ficar pronto em 2014.

MAR CIA disse...

Quase sempre os escolhidos por este grupo da Lapa, para se dar muito bem, são de outra cidade. Por que será , que isso acontece?

Anônimo disse...

Alem da MPE o grupo X tambem tem interesse. De qualquer forma não são os quadros da PMCG que fazem editais importantes. Por dois motivos: conhecem pouco e não sabem como direcionar uma licitação sem deixar cauda. É óbvio que no edital está o segredo da concessão, e, na verdade, de qualquer licitação. A sociedade deve acompanhar o edital e questioná-lo ANTES da abertura. Administrativamente ou juridicamente, se preciso. Depois de licitado e com contrato assinado é conversa fiada. Seu questionamento, Roberto, é pertinente: onde está sendo elaborado este edital? A sociedade que pensa quer saber. Quanto à discussão pública sugerida pelo Sergio Mendes, esqueça. Quase ninguem em situação de mando quer abrir discussão sobre a suas discricionariedades, ou seja: Assim como o governo Mendes não abriu a discussão com a sociedade sobre a concessão da água e esgoto, o governo Rosângela Matheus não abrirá no caso do aeroporto.

Sergio Mendes disse...

Caro anônimo,

Sinto você não ter participado da audiência pública, que foi realizada no Palácio da Cultura, com a finalidade de discutir com a sociedade, o péssimo serviço que era prestado pela CEDAE, no município de Campos. Em outra ocasião, também foi realizada uma reunião, na Câmara dos Dirigentes Lojistas de Campos (CDL), com a presença do promotor de justiça, Dr. Marcelo Lessa, que aliás, na oportunidade, reconheceu o descaso da concessionária para com a nossa cidade.
Tudo, absolutamente tudo, foi feita à luz do dia, com a participação popular. Transparentemente.

Anônimo disse...

Aproveitando que estamos falando de concessão e edital, fica uma pergunta. Porque ainda não foi adotado o sistema de pregão eletrônico nas licitações da Prefeitura? Abrir a concorrência para empresas do Brasil inteiro não deixa margem para "negociação" e superfaturamento, mesmo que o preço já comece e seja cotado no topo.
Basta ver a licitação para compra de computadores e tantas outras que foram divulgadas e questionadas no blog campos em debate.
está lá para todo mundo ver. O dinheiro escoando pelo ralo da Lapa.
http://clebertinoco.blogspot.com/2011/01/computadores-e-notebooks-com-precos.html

São fatos e não boatos como costumam plantar os defensores e a té o próprio casal da lapa.

Você compraria um computador sem monitor por R$ 3.284,00?

Anônimo disse...

A vereadora Odisseia apresentou na Câmara projeto de Lei instituindo o pregão eletrônico.Está aonde?Preso nas comissões,lideradas pelo governo que não tem interesse em aprovar.Veja o projeto na integra noblogdaodisseia ou peça cópia a ela.

Anônimo disse...

Caro Prof. Moraes.
No Executivo existem 3 leis que devem ser seguido pelo executivo, são elas: PPA ( Plano Plurianual ), que deve ser feito no 1° ano de governo e entregue a câmara para ser aprovado até 15 de abril, para os 4 anos seguintes. LDO ( Lei de Diretrizes Orçamentária), que deve ser feita todos os anos, e entregue a Câmara até meados de abril, que deve ser aprovada pela Câmara até final de junho. E a LOA ( Lei orçamentária Anual ), que deve ser feita todos os anos, e entregue a Câmara até 31 de agosto, para aprovação ate dezembro. Com relação ao Aeroporto de Campos, passar para PMCG, é um ato falho, pois não foi incluído em nenhumas das Leis acima citadas, lembro ainda que o Decreto da Prefeita corta 10% não diz onde, que vai colidir frontalmente com a passagem do Aeroporto para o Município, uma vez que teremos despesas continuadas, que não estão previstas em Lei. E tudo com os dois Prefeitos ( Garotinho e Rosinha)," É INCONSTITUCIONAL TER 2 PREFEITOS, e ainda dizem que é ELE que manda mais. É preciso levar este Município de uma forma SÉRIA, e não a vontade do AGM!!!