quarta-feira, agosto 17, 2011

Alerj aprova lei obrigando a reutilização de água de lavagem de veículos

Os postos de combustíveis, lava-rápidos, transportadoras e empresas de ônibus urbanos intermunicipais e interestaduais no estado deverão reutilizar água usada na lavagem dos veículos.

A Alerj aprovou hoje, em segunda discussão, o projeto de lei 1.326-A/08, que obriga os estabelecimentos a instalarem equipamentos com esta função. “O reuso reduz a demanda sobre os mananciais de água devido à substituição do elemento potável por uma água de qualidade inferior. Esta prática já é utilizada em alguns países e é baseada no conceito de substituição de mananciais”, diz o autor da proposta, deputado Átila Nunes (PSL).

O texto será enviado à sanção do governador Sérgio Cabral. Se sancionada, a regra dará prazo de 180 dias, a partir de sua publicação, para as implantações dos sistemas de reaproveitamento de água. O descumprimento será punido com a exigência de instalação no prazo de 60 dias, sem a qual o estabelecimento será multado em 150 Ufirs.

Fonte: Ascom da Alerj.

10 comentários:

Anônimo disse...

Babaquice.

Coisa de "ploticamente correto" que não funciona na prática.

Os caros ficaram cada vez menos lavados. Que ignorância.

Com o passar do tempo os caros ficarão com a pintura cada vez mais feia e cheios de bactérias, insalubres.

Anônimo disse...

Tem que acabar com essa praga chamada carro. Devia ser proibido lavar essas porcarias. A gasolina tem que subir pra 10 reais, estacionamento pra 5 reais a hora, e pedágio neles. Cambada de poluidores!

Anônimo disse...

Alguns comentários são tão despropositais que somente o exercício da liberdade de expressão pode justificar publicá-los. Parabéns ao blog que os publica mesmo com os erros de grafia e defeitos na lógica...

Edison Correa da Rocha disse...

Está aí mais uma daquelas leis que só existem no papel, ou seja, não irá pegar.
Alguém ja observou a quantidade de pequenos lava-jatos que existe nas esquinas, em cada curva, as vêzes, um em frente ao outro. Muitos adolecentes ganhando o pão de cada dia ou chefes de familia desempregados, garantindo o sustento de sua familia.
Quem vai fiscalizar tudo isso, a polícia? Se aqui em São Gonçalo, não tem policial nem para correr atraz de bandido.( segundo o último levantamento, aqui existe um policial para cada grupo de 2220 pessoas aproximadamente, enquanto o recomendável é de 1 policial para cada grupo de 250 pessoas ) Aqui não tem policial nem para fazer segurança de juiz ameaçado de morte, que o digam a familia da juiza Patricia Aciole, quanto mais fiscalizar lava-jatos de beira de rua. É muita falta do que fazer desses deputados.

Anônimo disse...

Quer dizer então que os carros terão que ser lavados com água suja? Quando se lava um carro, a água fica toda suja e contaminada, inclusive com restos de terra, areia, óleo, graxa, etc.

Para que lavar então?

E as ambulâncias? Vão continuar sujas também?

Existem muitas outras medidas que poderiam ser tomadas para economizar água no mundo.

Isso está me parecendo coisa de invejoso, que não pode ter um carro, e quer atrapalhar a vida de quem pode ter. Carro não é lazer, é também instrumento de trabalho.

Anônimo disse...

Edison, não é policial de menos não... na verdade são muitos "pais de famílias". Solução: Castrar a população. Vamos ser realistas!

Anônimo disse...

Também acho que essa lei não vai funcionar na prática.
As adaptações nos postos serão caras e repassadas no preço da lavagem que por sua vez acredito que não ficará boa. Resultado: o cidadão lavará o carro em casa e gastará até mais água para a lavagem que um posto.

Uma medida para reduzir o consumo de água dos lava-jatos é acabar com o "gato" que a maioria desses lava-jatos costumam fazer para pagar menos pela água.

Anônimo disse...

Ao anonimo das 11:29PM....vc falou e falou e naum disse nadinha. Erros de grafia e defeitos na lógica devem sim ser expostos/verbalizados, sendo um exercício da democracia já q esse povo sem educação e iletrado não podem e não devem ser excluídos de suas falas, opiniões e idéias(mesmo que estupidas e sem sentido)... Então vc poderia mto bem ter ficado CALADO.

Prof. Isaac Abdalla disse...

Professor Roberto,

Creio que esta medida é mais uma daquelas regadas ao modismo do "politicamente correto", tão difundido pela mídia imediatista, dramática e tendenciosa.

Hoje, a moda é ser politicamente correto em tudo, e nem me refiro ao tema da postagem, visto que posicionar-se diferentemente é alvo de chacotas, esbravejamentos e afins.

Da mesma forma, aquela lei que proíbe sacola de plástico nos supermercados do Rio de Janeiro é mais uma que pra falar a verdade, é linda em sua essência romântica, mas que na prática, beneficiará com certeza, não a natureza ou meio ambiente, mas as formas "alternativas" de embalar as compras e o consumidor, este certamente pagará a conta, da mesma forma em que a lei sobre "reutilização da água de lavagem de veículos" beneficiará em sua contrapartida a alguém ou a um grupo específico.

Em "benefício" da natureza, ou, digamos, em uma postura "politicamente correta", não duvido que um dia, queiram controlar o nosso tempo de banho, quantidade de descargas nos "troninhos", quantidade de vezes que a roupa poderá ser lavada, etc e tal e tristemente, em verdade, os conchavos políticos que geram receita aos grupos industriais vão surgindo, na "onda" do politicamente correto, independente da vontade do povo ou dos eleitores.

Anônimo disse...

Senhroes, eu particulamente acho correto, pois existem aparelhos pra reciclagem de água com com valores acessíveis, visto que existe uma troca na compra do equipamento com a diminuição na conta de água... e assim evita desgastes, quando os probres lavadores da esquisa, acho q deve ter um outro tipo de controle sim, pois o disperdício é muito grande