segunda-feira, outubro 04, 2004

Para que serve a medicina?

Sem querer fazer juízo de valor, mas também sem querer deixar de comentar o raro fato da eleição de 5 vereadores médicos, recordo do Drauzio Varella em seu último livro "Por um fio" ao comentar a sua descoberta feita a partir do depoimento do parente de um cliente, de que a medicina não serve para curar pessoas ou salvar vidas, pretensão descabida segundo ele, mas para aliviar o sofrimento humano. Com os 21.687 votos dos 5 médicos eleitos, vejo que a medicina serve a outros fins, muito mais do que outras profissões.
Aliás, por tratar do assunto, vale a conferida no artigo "Eleições Municipais e Democracia" do Professor e Mestre Renato Barreto de Souza no Boletim No. 5 - Petróleo, Royalties e Região publicação "on line" do Mestrado em Planejamento Regional e Gestão de Cidades da UCAM-Campos. O artigo é uma síntese da sua dissertação de mestrado, defendida em julho deste ano no CCH da UENF, intitulada "Clientelismo e voto em Campos". Este estudo merece se transformar em livro ou pelo menos em um capítulo de um livro, que ajude nas reflexões sobre o quadro político, econômico e social de Campos nos últimos anos. De minha parte, senti muito, por falta de espaço e de enfoque, não poder convidar o professor para que seu estudo constasse do livro, recentemente lançado, sobre Economia e Desenvolvimento no NF. Espero poder contribuir proximamente para viabilizar tal publicação que vejo, ainda mais agora, como indispensável para a comunidade acadêmica regional.

Um comentário:

Anônimo disse...

Ajuda a interagir na sociedade no mundo de hoje e a pessoa aprende a comunicar-se em um meio totalmente interativo;serve para ajudar quem necessita e aprende ser um médico digno e com uma estatura feita e real.A MEDICINA É MUITO IMPORTANTE NÃO SÓ PARA NÓS COMO PARA TODOS NÓS...