sábado, julho 06, 2013

França também "espia" telefonemas e web

Assim como os EUA, agora, o jornal Le Monde diz que a França também usa programas de monitoramento  dos telefonemas e do uso da internet.

Se fosse a Venezuela e a China os argumentos já seriam os conhecidos. Os casos são graves e demonstram como as comunicações passaram a ser controladas de forma cada vez mais totalizante.

Veja abaixo a reportagem da agência AP:

"França espia telefonemas e web diz "Le Monde"
"A agência de inteligência francesa para o exterior colocou em ação uma gigantesca rede de monitoramento eletrônico, com semelhanças à atribuída pelo ex-agente da CIA Edward Snowden ao governo americano, informou ontem o jornal "Le Monde".

Sem citar fontes, o diário francês afirma que a Direção Gerald da Segurança Externa (DGSE) coleta sistematicamente todos os dados eletrônicos enviados por telefones e computadores na França, assim como comunicações entre o país e o exterior.

Segundo o "Le Monde", dados de "todos os e-mails, SMSs, ligações telefônicas e postagens no Twitter e no Facebook" são armazenados em um gigantesco bunker de três andares no quartel-general da DGSE em Paris.

O jornal explica que são armazenados apenas os dados a respeito dessas telecomunicações - como quando um telefonema é feito ou onde estava o autor de um determinado e-mail quando ele foi enviado. O conteúdo não é arquivado.

Representantes da DGSE não comentaram a denúncia.

O vasto arquivo, que o "Le Monde" diz ter dezenas de milhões de gigabytes, é disponibilizado às demais agências de inteligência da França, incluindo a inteligência militar e a doméstica, a polícia de Paris e uma força especial de crimes financeiros.

O "Le Monde" comparou o programa francês ao Prisma, nome do programa americano vazado por Edward Snowden."

Nenhum comentário: