domingo, janeiro 04, 2015

Tim Maia e sua relação com as visitas ao blog

Mesmo tendo o blog há dez anos e meio ainda me surpreendo com novidades. Atualmente, o blog tem uma visitação média em torno de 3 a 3,5 mil por dia.

Semanalmente, eu dou uma olhada como andam as visitas e as notas mais acessadas. Faço isso por curiosidade e para tentar entender o perfil dos leitores que aqui aportam e não com propósito de estabelecer qualquer tipo de lina editorial.

Desta forma sempre me surpreendo com acessos a notas antigas, cujos interesses possam ter se reduzido considerando que as mesmas, há muito deixaram a exposição da primeira página.

Mesmo com esse tempo de blogueiro, esqueço do papel que os sites de buscas representam ao levar para pessoas que colocam palavras-chaves em suas consultas, notas de qualquer época, tamanho ou conteúdo.

Essa breve introdução tem a função de explicar as razões, mas, não o espanto que só ontem o blog teve 39 mil acessos por conta de uma nota sobre a biografia de Tima Maia que cita uma relação do artista com uma pessoa da cidade de Campos.

Essa nota "Ex-mulher de Tim reclama da biografia de Nelson Motta" foi postada aqui há mais de sete anos, no dia 27 de novembro de 2007.

Vez por outra essa nota tem um grande número de acessos. Porém, esta de ontem foi grande e levou ao blog uma visitação só conhecida nos dias em torno de processos eleitorais, onde a procura do blog é muito grande e bem superior à média.

O blog acredita que o recém lançado filme do Tim Maia baseado em sua biografia, escrita pelo Nelson Mota, que retrata a relação amorosa do artista com uma pessoa de Campos tenha levado o assunto para algum fórum de discussão e suscitado este enorme interesse.

Outra nota do blog dia 28 de novembro (veja aqui) transcrevia essa passagem da página 127 de sua biografia. Enfim, trata-se apenas de uma curiosidade que o blog divide com seus colaboradores e leitores.

Como o assunto continua interessando aproveitamos e facilitamos a vida do leitor trazendo o conteúdo desta nota do dia 29 de novembro de 2007 aqui também para essa nota e sigamos em frente:

"Ex-mulher de Tim reclama da biografia de Nelson Motta"
A senhora Maria de Jesus Gomes da Silva, a Geisa, citada em nota abaixo sobre a referência existente na biografia recém-lançada de Tim Maia, escrita por Nelson Motta continua morando em Campos. 

Ontem ela esteve, na mais tradicional livraria de Campos, Ao Livro Verde. Pediu ao Sr. Américo, um antigo gerente de compra e vendas de livros, para ver o livro sobre a vida de Tim Maia. Confirmou alguns dados e reclamou de outros. Geisa achou que o Nelson Motta não foi fiel a algumas passagens da vida do ídolo da MPB que ela compartilhou. Garantiu que ela e mais ninguém teria sido a grande paixão da vida de Tim Maia. Confirmou sua paixão por um “sarado jogador de futebol” que identificou como o goleiro Vitório que atuou no Fluminense entre 1966 e 1973. 

Na verdade, o Jorge Vitório, foi reserva do goleiro Félix e depois titular e campeão no ano de 1973 pelo clube das Laranjeiras, retornando a seguir, para Volta Redonda, sua terra natal. Geisa reclamou da foto de uma mulher com quem o Tim Maia aparece abraçado na página 133 (não há crédito ou referência desta companhia do Tim Maia no livro do Motta). Geisa conheceu Tim quando tinha 17 anos. Ela confirmou que ainda estava amamentando Léo quando engravidou do filho que teve com Tim Maia, o Carmelo Maia. 

Geisa, hoje tem 50 anos e segundo Sr. Américo, ainda está “bonitona” talvez da forma como Nelson Motta descreveu na biografia: “Geisa era uma moreninha de tipo indígena, muito bonitinha”. Segundo informações, a Geisa moraria atualmente, na região da rua do Riachuelo, no bairro do Turfe. Tem enorme orgulho do seu passado e especialmente do filho músico Leo, que na verdade era filho do Vitório, embora tenha sido criado inicialmente por Tim Maia, que acabou conhecido como seu pai adotivo herdando assim, seu sobrenome. 

Fica aí como proposta de pauta para os jornalistas de nossa terra, uma entrevista com Maria de Jesus, a Geisa, sobre o que ficou de sua convivência com Tim, assim como os questionamentos que faz, da já prestigiada biografia escrita pelo Nelson Motta. Segundo os interlocutores, ela estaria ávida para falar."

4 comentários:

Marcos Oliveira disse...

É isso mesmo Prof Roberto.
Também percebo isso lá no blog do Luiz Felipe Muniz. Tem posts de 2010 que são acessados e comentados até hoje.
Esse do Tim Maia foi porque a Globo exibiu na quinta e na sexta esse filme que você citou dividido em duas partes e acrescentado de comentários de parentes, músicos e do próprio Nelson Motta.
Abraço.

Roberto Moraes disse...

Obrigado Marcos,

Longe onde estou, eu não sabia que o filme tinha passado estes dias na tv aberta.

Tá explicado o enigma.

Abs.

José Luis Vianna da Cruz disse...

O filme foi dividido em dois e transformado em minissérie pela Rede Globo, canal aberto. Eu o assisti no cinema e na televisão. O da televisão foi interessante, enriquecido por depoimentos que haviam sido extraídos do filme original. Mas, a Globo deu mais uma das suas. No filme que passou no cinema aparece os momentos em que Roberto Carlos, iniciado com e por Tim Maia como músico, o despreza, o rejeita, quando já está famosos e o Tim ainda está sem grana e sema fama. Essa parte foi cortada na minissérie e, ao invés, mostra umas quatro aparições de Roberto Carlos reconhecendo o valor do Tim Maia. Como a Globo pode falar em censura se ela mesmo o faz? Cortou também o pior momento da vida do Tim, quando ele está no fundo do poço das drogas e da solidão, também mostrado no cinema e cortado na versão televisiva. A Globo não toma jeito. Temos é que dar um jeito nela! Ela quer refazer a realidade, ou melhor "produzir a realidade de acordo com a versão dela"

Anônimo disse...

http://zh.clicrbs.com.br/rs/entretenimento/noticia/2015/01/diretor-de-tim-maia-pediu-aos-fas-para-nao-assistirem-a-minisserie-4674706.html



http://noticiasdatv.uol.com.br/noticia/televisao/globo-protege-roberto-carlos-e-corta-desprezo-a-tim-maia-em-minisserie-6113