segunda-feira, janeiro 16, 2017

Petrobras abre consulta para contratação de serviços integrados de logística

A estatal abriu para o período entre 29 de dezembro de 2016 e 18 de janeiro de 2017 uma Consulta ao Mercado (Request for Information - RFI) Oportunidade n° 70018009818 relativos à Transporte/Afretamento Aéreo - Transporte/Afretamento Marítimo - Transporte Terrestre/Rodoviário referentes à exploração e produção de hidrocarbonetos offshore na Bacia de Santos.

Pela primeira vez a Petrobras está lançando ao mercado a opção de contratar estes serviços que hoje são separados, de forma integrada. As cargas a serem movimentadas são aquelas inerentes ao processo de exploração e produção de petróleo offshore.

O processo está sendo administrado pela Gerência Setorial de Estratégia de Contratação e Gestão de Categoria Logística da Petrobras. As empresas interessadas deverão se manifestar por meio do documento de “Resposta à Consulta” até a próxima quarta-feira, 18/01/2017.

Interessante observar que enquanto a estatal se desintegra fatiando e vendendo vários dos seus ativos - que fazem parte de uma cadeia - a empresa passa a exigir do mercado uma articulação em termos de cadeia integrada de serviços.

Assim, a Petrobras admite publicamente, por vias transversas, as vantagens de um empresa atuar de forma integrada em diversas áreas da cadeia, que lhe permite tratar da gestão comercial de forma ampla e não setorial.

Isto tende a beneficiar os grandes grupos, com várias empresas de logística que possuem terminais portuários, retroáreas para armazenagem, embarcações marítimas e articulação para o transporte aéreo para as atividades offshore, embora a Petrobras informe que permite a associação entre empresas por meio de consórcio.

A Petrobras define ainda que o local de operação (armazenagem, base portuária e aeroportuária) deverá ser no estado do Rio de Janeiro, tendo em vista a localização geográfica dos blocos (Bacia Marítima de Santos).

É oportuno dizer que hoje boa parte do apoio logístico portuário é feito a partir de terminais na Baía da Guanabara. Já o transporte offshore de helicópteros é feito a partir do aeroporto de Jacarepaguá no Rio para unidades entre Rio e Santos e mais ao sul é usado o aeroporto paulista de Itanhaém.

A Petrobras diz ainda que a consulta RFI não se configura num processo de contratação. O prazo previsto de contato é de 5 anos e prevê conteúdo local mínimo entre 60% e 80%.

Esta consulta da Petrobras está sendo feita para serviços de apoio na Bacia de Santos, mas pode se ampliar. A consulta não veda a possibilidade de apresentação de propostas individuais para as diferentes atividades:
- Transporte/Afretamento Aéreo de pessoal, Afretamento Aéreo Contingencial (3 distâncias médias: bloco X: 175 e 260 km; bloco Y: 275 e 330 km e bloco Z: 220 e 320 km;
- Operações Aeroportuárias;
- Transporte/Afretamento Marítimo de cargas;
- Transporte Terrestre/Rodoviário de cargas;
- Armazenagem;
- Operações Portuárias;
 Apoio à integração dos serviços, programação, otimização, benchmarking.
O modelo das propostas pode ser parcialmente ou totalmente integrado, conforme imagem do processo de consulta abaixo:


















Abaixo o detalhamento da contratação do Tipo C: Serviços de Operação Logística e Portuária + Suporte à integração, programação e otimização.
























PS.: Atualizado às 10:56:
Abaixo as hipóteses em que os supridores dos serviços de logística podem participar de forma parcialmente integrada ou totalmente integrada:


Um comentário:

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.