quinta-feira, janeiro 18, 2018

Em 2018, a Petrobras terá que colocar 7 plataformas em produção para tentar se aproximar da produção atual de petróleo, depois de entregar para petroleiras estrangeiras, os sistemas que produzem quase meio milhão de barris por dia

A produção recorde da Petrobras de 2,15 milhões de barris por dia se manterá em 2018, com este mesmo nível, mesmo estando previsto para este ano, a entrada em operação de 7 novas unidades de produção (plataformas) offshore em nosso litoral.

Entre estas novas plataformas que forma projetadas desde 2013 estão a que serão instaladas nos campos de Tartaruga Verde e Tartaruga Mestiça na Bacia de Campos, Lula Norte, Berbigão, Lula Extremo Sul, Búzios-1, Búzios-2 e Búzios-3.

Colocar sete sistemas de produção para funcionar num mesmo ano exigiu um planejamento que foi feito há cerca de 5/6 anos atrás. Trata-se de um fato colossal, extraordinário e raríssimo para uma petroleira em qualquer lugar do mundo. Bom lembrar que feito por uma estatal que agora está sendo vilipendiada junto com seus trabalhadores.

A razão para o absurdo?

É que a Petrobras está entregando a preço vil vários ativos (campos e poços já estruturados) que equivalem no total a cerca de 400 mil barris por dia para outras petroleiras estrangeiras.

Incluem aí as participações nos campos de Carcará, Roncador, Lapa entre outros tanto na Bacia de Campos, quanto na colossal Bacia de Santos e reservas do Pré-sal.

Ou seja, a Petrobras terá que colocar sete novos sistemas de produção para tentar aproximar a produção que tinha até o ano de 2017.

Quanto mais se observa o movimento da direção golpista da Petrobras, após Temer, mais se observa o tamanho do absurdo que se está cometendo. Um crime extraordinariamente maior que aqueles desvios identificados até aqui.

Tratam-se de crimes graves (lesa-pátria) que só não assim considerados pelos antolhos colocados através da articulação dos parlamentares-mídia sobre o judiciário. Não creio que seja necessário referendo revogatório para romper com estes crimes.

Nenhum comentário: