quarta-feira, julho 23, 2025

Altos ganhos feitos por robôs nos negócios de câmbio no dia do tarifaço expõe infraestrutura de IA no mercado financeiro: Big Techs alimentando o Big Money!

A notícia do Valor/O Globo (22/07/2025) [1] que o Banco Central constatou o uso de robôs nos ganhos com negócios com dólar no mercado financeiro, quando do anúncio do tarifaço de Trump contra o Brasil, traz indícios de ser ainda mais grave a questão original da realização deste lucro especulativo.

Essa constatação demonstra e confirma como os robôs e algoritmos com uso de IA respondem às plataformas financeiras que operam no mercado sem identificação ou controle, usando mecanismos tipo máscaras (disfarces) de seus movimentos.

Disputas no mercado com plataformas automáticas com uso de IA com tal capacidade de processamento e modelagem, confirmam a assimetria que está na base da hegemonia financeira no capitalismo contemporâneo.

Imaginem a desvantagem de pequenos aplicadores do mercado de capitais contra esses gigantes do Big Money que operam com enormes maquinários computacionais, fazendo leituras online no espaço global sobre os movimentos de todos os investidores. Um tipo de rentismo chamado de financeirização 2.0.

Na prática se confirma a IA operando na atualidade como infraestrutura financeira na realização de ganhos no mercado financeiro [2].

Uma forma similar aos que outras tecnologias fizeram no passado, porém, agora de uma forma muito singular e intensa, considerando a colossal captura de dados financeiros de pessoas e companhias com a hiperpersonalização e microssegmentação dos mesmos, modelando movimentos operados automaticamente por robôs.

Datacenters ou Big Datas capturam dados, armazenam em nuvens (clouds) que funcionam como infraestruturas digitais para seu processamento com enormes capacidades computacionais.

Com uso do treinamento de máquinas esses dados servem aos algoritmos, programados passo a passo, para a definição de regras para a tomada de decisões automáticas realizadas por robôs com o objetivo de realizar altíssimos ganhos. São movimentos de manada em curtos espaços de tempo que só a IA e suas máquinas têm condições de realizar.

Grandes gestoras de fundos financeiros, como o BlackRock, possuem potentes plataformas que trabalham com modelagens que operam automaticamente no mercado a partir de dados e direções dadas aos seus algoritmos. Esse caso empírico também reforça o conceito de assetização (transformação de tudo em ativos). [3]

O fato reforça também as desconfianças com relação à participação direta ou indireta das Big Techs como plataformas de intermediação destes negócios, assim como a profunda vinculação e interconexão entre financeirização, rentismo e plataformização.

Esse novo caso permite mais uma leitura sobre o profundo nexo entre tecnologias e finanças com uso das plataformas digitais como infraestruturas que lubrificam, dão fluidez e concentram o capital nas mãos do Big Money. Big Techs como tecnologia e infraestruturas do Big Money que dirige esse processo.

O fato da operação de câmbio originada pela oportunidade do tarifaço ter sido realizada por robôs e plataformas financeiras, não invalida a hipótese de originalmente alguém ter recebido a informação e operado no sistema (informação privilegiada "insider trading"), em que os robôs podem ter servido para esconder e embaralhar autores, ampliando a escala dos ganhos e não impede que se chegue aos seus controladora e autores da operação. Basta seguir a investigação. Follow the Money! (Siga o dinheiro)!

PS.: Atualizado às 12:20: Para breve acréscimo.


Notas:
[1] Reportagem Agência o Globo/Valor em 22 jul. 2025. Técnicos do BC identificam operações com dólar pulverizadas e feitas por robôs antes de anúncio de ‘tarifaço’ - Levantamento inicial apontou movimentação vultosa de compra e venda de dólares no mercado de câmbio americano após Trump ter sinalizado, antes do anúncio oficial, que o Brasil poderia ser taxado. Disponível em: https://valor.globo.com/financas/noticia/2025/07/22/tcnicos-do-bc-identificam-operaes-com-dlar-pulverizadas-e-feitas-por-robs-antes-de-anncio-de-tarifao.ghtml?


[1] PARANÁ, Edemilson. AI as Financial Infrastructure? Part IV, cap.31, p.386-400 In: Digital Technologies and the Future of Financial Infrastructure. Publicado on-line pela Cambridge University Press: 21 de maio de 2025. Disponível em: https://www.cambridge.org/core/books/cambridge-global-handbook-of-financial-infrastructure/ai-as-financial-infrastructure/8C428D51F19AFBA4438523BA5292AF34

[2] LANGLEY, Paul. Assets and assetization in the financialized capitalism. 2020.

Um comentário:

Anônimo disse...

Onde, Aladdin da Black Rock ganha de todos os demais. Este "robozinho" controla 75% da operações DIÁRIAS em Wall Street.
- Tal & qual no texto acerca de cartões,pix > The Great Taking. O povo ( seja rico,pobre ou classe média) continua em sono profundooooooo.......