quinta-feira, março 30, 2006

Prêmio comprado

Se já não bastassem aqueles “prêmios fajutos” que alguns políticos compram ao final dos seus mandatos para fazer mídia, agora a moda espalhou para outras pessoas e instituições. Uma empresa que se intitula Instituto Brasileiro de Pesquisa... (não vou escrever o resto para não dar ainda mais mídia) está fazendo a festa em Campos. Em um envelope A3 encaminha para pessoas e instituições um certificado que diz ser de “Consagração Pública Brasileira” dizendo ter tido o destinatário o direito a um “Prêmio Top... Brazil” na sua categoria. No verso do certificado apresenta gráficos do perfil dos entrevistados, fala da pontuação em diversos itens... O tal instituto não divulga o endereço fixo e indica um site suspeito na Internet com referências a diversas entidades idôneas que provavelmente estão sendo usadas. Por fim diz que para ter direito a usar o certificado na mídia e ter o resultado da pesquisa divulgado até no diário oficial você deverá “aderir ao prêmio fazendo um pequeno investimento de R$ 165,00”. Em Campos muita gente já caiu na armadilha. Há uma rádio propalando em sua emissora o recebimento deste “prêmio” e enaltecendo a qualidade desta entidade. Ontem vi uma matéria num jornal local de um profissional até respeitado na sua área de atuação que orgulhosamente estava divulgando os fajutos resultados sobre a qualidade que o instituto teria auferido como resultado da impressão da opinião pública. É muita vaidade pagar R$ 165,00 para ser escolhido “Top of... Brasil de Consagração Pública Brasileira”. Veja abaixo o certificado e boleto encaminhados juntos pelos Correios.

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