domingo, abril 27, 2014

Pesquisa do Gerp para as eleições no estado do RJ

Pesquisa para a eleição estadual foi feita pelo Instituto Gerp sobre as eleições no Estado do Rio de Janeiro, entre os dias 18 e 23 de abril, com uma grande margem de erro de 3,39%, por conta do Gerp ouvir apenas 870 eleitores (424 homens e 446 mulheres). A pesquisa foi registrada no TRE-RJ sob o protocolo Nº 00003/2014.

O Gerp tem certa tradição em pesquisas na capital fluminense, mas, não em todo o estado. Pelos resultados encontrados quase metade do eleitorado (45%) ainda não tem candidato: 23% afirmam que não votariam em nenhum dos candidatos, e 22% estão indecisos.

Para presidente da República, 48% ou estão indecisos ou votam branco/nulo. Dos 52% restante Dilma tem 33%, Aécio 10% e Campos, 9%. Em votos válidos: Dilma 63%, Aécio 19%, Campos, 17%.

Para o governo do estado há diversos cenários, porém, o mais real indicou as seguintes intenções de voto: Crivella; 18%; Garotinho 13%; Lindbergh 8%; Cesar Maia, 7%; Pezão 6%; ; Sirkis 2% e Miro 1%. Isto dentro dos apenas 54% que escolheram um candidato. Os demais 46% ou são indecisos ou votam branco/nulo. Em votos válidos: Crivella; 33%; Garotinho 24%; Lindbergh 15%; Cesar Maia, 13%; Pezão 11%; Sirkis 4% e Miro 2%.

Abaixo os infográficos divulgados pelo jornal O Dia que também analisou cenários de possíveis segundo turno onde Crivella ganharia num confronte com todos os demais. Lindbergh ganharia de Garotinho e Pezão, enquanto o ex-governador só ganharia hoje no segundo turno de Pezão, e por uma margem estreita de 2% (20% a 18%) na pesquisa do Instituto Gerp. Confira abaixo:

PS.: Atualizado às 20:00: Interessante ainda observar que a soma dos quatro pré-candidatos de partidos da base aliada da presidenta Dilma e teoricamente apoiadores de sua candidatura (18% + 13% + 8% + 6%) dá 45% mais dos que os 33% obtidos por ela nas intenções de votos para presidente da República. O fato indica que na prática (até agora) o apoio de alguns destes pré-candidatos no estado é apenas uma hipótese.



4 comentários:

Anônimo disse...

Prof Roberto.

O senhor sendo um homem de inteligência acima do normal, não deveria publicar essa falsa pesquisa.
O Sr sabe realmente quem está na frente nas pesquisas eleitorais para governador do Rio.
Uma pena...aos poucos vou perdendo a fé nas poucas pessoas que eu achava coerente, tipo Prof. Roberto Moraes.

Roberto Moraes disse...

Este tipo de comentário jocoso e sem noção da política mostra como agem os que bajulam a Garotinho sem saber articular e debater a política.

Que conversa é esta de inteligência acima do normal e coerência????

Ao falar isto e desta forma parece querer reciprocidade e para isto não precisa ser nenhum especialista em análise do discurso.

A nota com a pesquisa já questiona o Gerp. Não sei o que isto influencia no resultado, mas, não é o caso de não publicá-la e debate-la.

Campanha para o seu candidato você deve fazer no seu espaço e não dizer o que este blogueiro deve fazer ou não.

Questione critique à vontade, mas, o debate é outro e não proteção ao chefe.

Anônimo disse...

Pesquisa eleitoral, para garotinho e seu grupo só tem validade, quando o instituto pesquisador, os apresentam, como primeiro.
Essa atitude faz parte de uma paranóia, que acomete, o chefe desse grupo, e que vem contaminando, seus seguidores, os "burros de viseira".

Anônimo disse...

Pesquisas recentes realizadas pelo Ibope, mostrou que garotinho, teria mais de 60%, de rejeição, em previas ao cargo de governador.
Portanto rejeição nesse nível, fica praticamente impossível sua reversão.