quinta-feira, julho 31, 2014

Ibope RJ: indecisos (+ brancos e nulos) ainda lidera com 33%

A liderança entre os candidatos é de Garotinho com 21% seguido de Crivella com 16% e Pezão com 15%. Lindbergh tem 11%. Aqui não há nada de empate entre os três primeiros como tenta fazer ver O Globo.

Porém, o destaque é a soma entre intenções de voto branco e nulos com 21% (empatado com o primeiro Garotinho) e indecisos com 12% que totaliza 33%. Ou seja, 50% a mais que o primeiro colocado nas intenções de voto.

Assim, segue indecisa a eleição no estado. Os dois primeiros colocados possuem o menor tempo de propaganda no rádio e na televisão o que pode favorecer ao surgimento de um quadro ainda mais embolado no pouco mais de dois meses que se tem até a realização do primeiro turno.

A grande quantidade de brancos/nulos e indecisos reflete a rejeição geral às principais candidaturas. na medição de rejeição por cada candidato o índice maior é de Garotinho, mas, ele tem razão em parte, ao desqualificar a medida quando ela é feita de forma múltipla, que soma todas as rejeições e passa de 100%. Porém, apesar disto, a rejeição ao ex-governador é a maior entre os candidatos.

Aguardemos o início da propaganda eleitoral e os debates na televisão para ver se o quadro mostra alguma definição, nesta que já é a eleição uma das mais disputadas para o governo estadual, com traições dos candidatos em seus apoios nacionais. A conferir!
PS. : Atualizado à 11:48 para corrigir o % de intenção de votos em Lindbergh que saiu digitado com 1% quando ele possui 11%.

Nenhum comentário: