sexta-feira, junho 26, 2020

IBGE define Macaé, Rio das Ostras e Cabo Frio como capitais regionais. Pesquisador William Passos define como região da Bacia de Campos em processo de metropolização incipiente

O pesquisador e doutorando William Campos (IPPUR/UFRJ) publicou, no perfil que criou no Facebook, chamado Observatório das Metropolizações, um breve texto sobre a relação entre o estudo do IBGE divulgado ontem e sua pesquisa de doutoramento que o blog disponibiliza abaixo.

Compreendo que análises nesta linha ajudam a interpretar melhor o ERJ de forma integrada e permitirá avançar em outras investigações e debates.

É certo que o circuito econômico do petróleo é um importante fator de contribuição para esse destaque dos polos desta região para além de Campos dos Goytacazes e, apesar da crise do setor petróleo e dos royalties, mostram uma articulação deste conjunto de municípios com a região metropolitana pelo litoral. Vale conferir.


Macaé, Rio das Ostras e Cabo Frio tornam-se capitais regionais

A atualização da hierarquia urbana brasileira, divulgada ontem pelo IBGE no estudo Regiões de Influência das Cidades (REGIC) 2018, eleva as concentrações urbanas de Macaé, Rio das Ostras e Cabo Frio a condição de Capitais Regionais nível C, passando a acompanhar Campos dos Goytacazes.

Montagem de imagens Observatório das Metropolizações. William Campos.
Ao todo, os Arranjos Populacionais encabeçados pelos quatro municípios, que correspondem a área expandida de suas concentrações populacionais com intensos deslocamentos para trabalho e estudo, somam, atualmente, cerca de 1,5 milhão de habitantes, o que consolida o caráter de metropolização incipiente da regionalidade da Bacia de Campos,  hipótese que venho defendendo na minha Pesquisa de Tese de Doutorado desenvolvida no Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IPPUR/UFRJ), sob a orientação do professor Alberto de Oliveira e com apoio da FAPERJ.

A partir de agora, o estado do Rio de Janeiro passa a ter cinco Capitais Regionais, organizadas sob a forma de Arranjos Populacionais (APs). Além de Campos dos Goytacazes/RJ e Volta Redonda - Barra Mansa/RJ, tornaram-se Capitais Regionais nível C os APs de Cabo Frio/RJ, Macaé - Rio das Ostras/RJ e Petrópolis/RJ.


Nenhum comentário: