quinta-feira, março 18, 2021

Opinião crítica, corajosa e clarividente de Marcelo Pimentel no Podcast Roteirices: "Os miliares e a crise brasileira"

Vale muito conferir a entrevista que o Marcelo Pimentel Jorge de Souza ao jornalista Carlos Alberto Jr. e seu Podcast Roteirices, episódio Nº 110 que teve como título: “Os militares e a crise brasileira”.
 
Marcelo, coronel da reserva e chefe de estado-maior da região militar sediada no Recife*, tem sido uma voz altiva e crítica do caminho adotado pelos generais de politização do Exército e das Forças Armadas e a militarização da sociedade. Pimentel, utiliza diariamente as redes sociais, em especial o Facebook, para emitir opiniões críticas e corajosas em defesa da democracia.
 
Marcelo rejeita, compreensivamente, ser citado pelo cargo que tece quando esteve ativo na corporação que foi aqui descrito, apenas a título de referência, mas acima de tudo, ele não abre mão do direito eu consta da lei que garante aos militares da reserva o direito de expressarem suas opiniões.
 
Marcelo Pimentel é um dos autores do livro como o mesmo título do Podcast “Os militares e a crise brasileira, organizado pelo professor João Roberto Martins, junto de outros quinze pesquisadores que investigam o papel dos militares e das Forças Armadas no poder político do país.
 
Por tudo isso, vale conferir a entrevista e entender um pouco mais como o Partido Militar chegou ao Planalto, através do Bolsonaro, feito como instrumento, para um projeto de poder que abandona a ideia das Forças Armadas como instrumento de Defesa da nossa soberania.

Link do Podcast abaixo:



PS.: Atualizado às 13:38: corrigindo informação equivocada que dizia que Marcelo Pimentel tinha sido comandante do Exército do Nordeste, quando na verdade, seu último posto na ativa foi como chefe de estado-maior da região militar sediada no Recife

PS.: Atualizado às 00:20 de 19/03/2021: Vale ainda mais conferir a segunda parte da entrevista com o Marcelo Pimentel Jorge de Souza, coronel da reserva que pede para ser identificado pelo nome e não pelo cargo no Exército. Marcelo fala sobre as origens e o modo de operação do Partido Militar, que passa a desenvolver o projeto de poder, agora de dentro do Palácio do Planalto. Na postagem abaixo é possível ver a primeira parte da entrevista no ótimo Podcast, Roteirices, do jornalista Carlos Alberto Jr.

Link: 

PS.: Atualizado às 15:52: Terceira e última parte da entrevista do Podcast Roteirices com o Marcelo Pimentel sobre "os militares e a crise brasileira". Com ela se fecha a trilogia com os episódios 110, 111 e 112.

Link:
 

Nenhum comentário: