domingo, maio 22, 2005

Conjuntura nacional

Lembrando os velhos tempos em que nenhuma reunião de grupo de esquerda começava sem antes analisar a conjuntura nacional, vale pular do local para o nacional e refletir sobre o texto da coluna do Merval Pereira em “O Globo” de hoje cujo título é “O mundo do PT”.
Enquanto por aqui o partido parece pretender definir sua estratégia em debate aberto pela imprensa, Merval usa em grande parte da sua coluna a análise política do sociólogo e cientista político de Hamilton Garcia, professor aqui do Laboratório de Estudo da Sociedade Civil e do Estado do CCH/UENF (Centro de Ciências do Homem da Universidade Estadual do Norte Fluminense). A análise consta de uma tese que defenderá até setembro na Universidade Federal Fluminense, intitulada “PCB e PT em dois tempos: do Estado à sociedade”. Destaco o seguinte ponto: “o partido refletiu pouco sobre as ações governativas que tomaria no caso de ter de gerir o país em situação normal, ou seja, sem as massas na rua em desafio à ordem burguesa”. Leia o texto completo aqui. E deixo mais uma pergunta: como pode ter gente tão lúcida por aqui sem que seja chamado a refletir sobre a situação local?

2 comentários:

Anônimo disse...

Pois é... Receio que tenhamos um certo "replay" por aqui (Campos). Parece que nem a história RECENTE será capaz de garantir a unidade partidária.

Roberto Moraes disse...

É verdade Fátima. Seria lamentável tal ocorrência, mas, a política partidária quase sempre trabalha ao arrepio da lógica.
Abraço,
Roberto Moraes