domingo, agosto 14, 2005

“Vai passar”?

Como criança que se delicia com o novo brinquedo, estava, neste domingo, assistindo à coleção de DVDs do Chico Buarque, presente dos filhos Caio e Nina. Ao ouvir os comentários de Chico sobre a censura no período militar, viajei... pensei como lutamos e... cantamos “Vai Passar, Brejo da Cruz, Como se Fosse a Primavera”... e a indagação veio natural: como toda esta luta foi dar nisso? ... Mais uma vez lembrei que no início do governo, Chico havia proposto a instituição do ministério ou secretaria “vai dar merda”... grande Chico!!!

2 comentários:

Anônimo disse...

Bem Roberto a tua geração lutou e viu mudanças ocorrerem, como a queda do militarismo, a volta da democracia com as diretas já. Geração de fibra, guerreira, o mesmo não posso falar da minha que é apática, acomodada e medrosa. Que fica sentada ouvindo e cantando músicas de péssima qualidade e assistindo a toda esta "merda" sem nunhuma pespectiva de mudança.

Roberto Moraes disse...

Thati,
O contato com os alunos em sala de aula me faz pensar nisto.
É difícil. Os jovens não têm culpa de terem nascido num período em que as utopias e os sonhos estão todos caindo.
Para um adulto é fácil concluir que é melhor trabalhar em projetos reais e factíveis, mantendo a seriedade, do que um jovem entender isto. O jovem precisa ter paixão para se mover, pois ele deseja fazer aquilo que outros consideram impossível.
Porém, nem tudo está perdido, acho que apesar de tudo isso, estamos vivendo um dos períodos mais ricos da história. Há muito a ser construído e daí pode diversos bons projetos.