quarta-feira, janeiro 11, 2006

Articulistas neste blog

Como havia sido aqui prometido, este blog vem trazendo mais novidades. Com o objetivo de aumentar a oferta de opiniões e com a intenção principal de estimular o debate que o ambiente dos blogs cada vez mais propiciam, este blog começou a pescar pessoas que têm conteúdo e se mostraram interessadas em divulgar aqui em artigos as suas idéias. A seção criada foi “Articulistas do blog”. Os que tiverem atuação e artigos periódicos terão um espaço com seus nomes aqui divulgados. O primeiro é Ronaldo Araújo.
Ele é engenheiro químico e atua profissionalmente desde 1979. Trabalhou em cargos gerenciais na área de produção, projetos e processos em grandes empresas do ramo farmacêutico, alimentício e química fina, tais como Bayer, Tate & Lyle, Basf e Cargill. Atuou com políticas de gerenciamento seguindo regras rígidas de qualidade, segurança e meio ambiente, comuns no mundo globalizado e competitivo intra-empresas. Trabalhou nos EUA, como “plant engineer” (“espécie de faz tudo”: manutenção, projetos, processos e produção). Se auto-intitula um “peão de trecho melhorado”. Sua última atuação profissional foi como consultor na Rússia/Ucrânia, num trabalho para hidrolizar a sacarose (açúcar de cana / beterraba) e separá-lo em glucose / frutose através de equipamento industrial de cromatografia líquida. Bonde da história foi o artigo que o Ronaldo Araújo escolheu para debutar aqui neste espaço. Nele Ronaldo faz uma breve análise sobre potenciais que nosso município tem para trabalhar o nosso desenvolvimento. Veja abaixo trechos do artigo:
O Norte Fluminense, que já capitaneou o mercado de açúcar (e álcool) no Estado do Rio de Janeiro, não aproveita este momento de crescimento no mercado nacional e mundial e nem sequer, se dá conta de sua posição geográfica privilegiada...

Nenhum êxito será obtido se houver divórcio entre o meio acadêmico e o empresarial. Este precisa também estar atento às novas idéias e tecnologias e apoiar o acadêmico.

O momento agora caberia uma convocação do meio acadêmico para um "Task Force" (força tarefa) para sugestão de modelos na área econômica, agricultura, tributária, química, alimentícia, saúde, saneamento básico, educação, meio ambiente...

Para a leitura do texto integral clique-o na seção ao lado “Articulistas do blog” que acabo de postar.

Nenhum comentário: