domingo, novembro 25, 2012

Kugira chegou hoje ao Porto do Açu

O blog foi informado pelo Denis Toledo, morador do Açu, que o equipamento Kugira chegou hoje pelo mar ao Porto do Açu. 

O equipamento veio rebocado do Porto do Forno em Arraial do Cabo até o Açu. 

O equipamento Kugira tem a função de produzir blocos de concreto flutuantes (caixões) que serão utilizados na instalação do quebra-mar no porto do Açu. 

O equipamento é da empresa espanhola, Acciona que já está instalada há algum tempo no Porto do Açu. Em Arraial do Cabo foram produzidos os primeiros seis blocos. 

O Kugira tem 74 metros de comprimento, 49m de largura e 58 de altura, incluídas as torres metálicas e fabrica peças de até 33.500 toneladas.

Cada bloco produzido para o quebra-mar tem 66,85 metros de comprimento, 24 metros de largura e 18 metros de altura. Segundo a Acciona o Kugira, seria o maior dique flutuante da Europa que pela primeira vez foi trazido para o Brasil.

No Açu, o equipamento produzirá os 36 blocos restantes para a instalação do quebra-mar do TX, de um total de 42 blocos que serão utilizados. A previsão é que a produção e instalação de blocos sejam concluídas em 2014. 

O quebra-mar será composto pelos 42 blocos de concreto e por pedras e terá comprimento de 1.466 metros (sentido Norte) e 2.363 metros (sentido Sul), para permitir a entrada e saída de navios do canal onshore do TX2.

4 comentários:

Anônimo disse...

kkkkkkkkk ku.gira

Anônimo disse...

É o país da piada pronta como diz o Zé Simão... Ku_gira. ahahah

Anônimo disse...

Procurem saber os danos em arraial .

Anônimo disse...

Que TETA maravilhosa!