domingo, julho 27, 2014

Vendas por metro quadrado

Veja como os indicadores de produtividade vão se sofisticando na sociedade capitalista em que vivemos. Dias destes eu tive a oportunidade de ler uma matéria que comparava dados de vendas em shoppings centers nos EUA.

A reportagem citava um shopping em Miami (Bal Harbour Shops) que seria preferido dos "endinheirados brasileiros". Os seus donos bradavam que ele possuía vendas de US$ 30 mil por metro quadrado ao longo de um ano, sendo considerado o mais produtivo do mundo.

Eu fiquei a pensar... vendas por metro quadrado. Um shopping grande deve possuir uns 3 mil metros quadrados. Aí fiz a conta e cheguei a US$ 90 milhões, cerca de R$ 200 milhões.

Porém, mesmo vendo os números extraordinários, ligados ao comércio e não à produção, que parece cada vez remunerar menos os investidores, em detrimento do comércio e dos bancos e juros, o que me chamou mais a atenção foi o uso deste indicador comparativo de vendas por metro quadrado.

A comemoração dos gestores do shopping americano dizia que era bom vender para os ricaços e marcas de luxos nos EUA, num momento em que vários shoppings estavam fechando as portas naquele país.

Também me chamou a atenção o poder das marcas na sociedade capitalista.

Enfim, apenas observação sobre os movimentos da economia no mundo contemporâneo que continuo a considerar muito estranho.

2 comentários:

Anônimo disse...

Estranho mesmo.
Quando o setor produtivo remunera menos que o comercio o especulativo setor financeiro, algo está errado.

Roberto Moraes disse...

Pois é.

Já sabemos disto no setor financeiro, mas, também no comércio e cada vez mais na logística que na produção.

A observação atenta do que vem ocorrendo na economia nos dá pista e nos ajuda a compreender o mundo contemporâneo.