quinta-feira, setembro 18, 2014

Mais crianças por sala de aula e menos salários para os professores fixos

Hoje ouvi aqui na Universidade de Barcelona o tamanho da crise e da maldade neoliberal: aumentaram o número de crianças na pré-escola para trinta (e até 32) e junto reduziram os salários dos professores por hora-aula do quadro provisório. Olha que eu estou falando de uma província rica como a Catalunya. Só para lembrar, no Brasil já se cumpre, com rara exceção (que eu saiba), o número de 25 alunos por turma na pré-escola.

A saída da crise continua com arrochos em diferentes áreas em vários países da Europa. Na saúde, reclama-se por eliminação de leitos nos hospitais. Há um mês os jornais trouxeram matérias de doentes se aprisionando às camas para evitar desativação de leitos de especialidades num importante e sempre muito bem referenciado hospital de Barcelona o Bellvitge.

Caso julgue difícil esta possibilidade veja aqui reportagem sobre o tema e ao lado adesivos que identifiquei colados na entrada da emergência do Hospital de Bellvitge.(Clique sobre imagem para vê-la em tamanho grande e assim poder ler os detalhes)

A crise é grave, mas, como sabemos não atinge a todos igualmente. Os ricos continuam mais ricos. Entre os jovens o desemprego supera os 50%. Não ter equipamentos ou serviços públicos é muito ruim e merece a luta pelos direitos. Porém, ter e perdê-lo é ainda mais estranho e repugnante.

Enfim, o mundo passa por mudanças muito significativas, nem todas boas. Há que se enxergar todos estes cenários para vermos em que direção nosso país e o Estado gerido pelos nossos representantes será conduzido.
PS.: Atualizado às 17:46 para alterar título da nota de "Mais criança na sala de aula e menos..." para "Mais crianças por sala de aula e menos salários...".

Nenhum comentário: