domingo, fevereiro 22, 2015

O petróleo no imaginário e na vida de Campos: história de luta bem antes dos royalties!

As pessoas mais idosas da nossa região gostam de se referir ao petróleo enquanto riqueza, lembrando das explorações feita em terra (on-shore) na Fazenda Boa Vista, próximo ao balneário do Farol, lá em 1920.

Porém, Campos participou ativamente da campanha do "Petróleo é nosso" que redundou na criação da Petrobras. Porém, vale recorrer, ao nosso Osório Peixoto em seu último livro editado "500 Anos dos Campos dos Goytacazes".

Lá, Osório lembra que no dia 10 de abril de 1950, instalou-se em Campos, a Conferência Municipal de Defesa do Petróleo, que aprovou o envio de uma delegação ao segundo Congresso Fluminense de Defesa do Petróleo em Niterói.

No momento a seguir, se elegeu a diretoria do Centro Municipal em Defesa do Petróleo que acompanhou o debate e organizou diversas manifestações, em favor da defesa de nossa riqueza mineral.

Campos, foi uma das poucas, talvez a única do interior do país, a organizar tal mobilização, muito antes da descoberta na década de 70, da Bacia de Campos, e de ser aquinhoada, mais adiante, na década de 80, com as generosas receitas dos royalties do petróleo, expandidas depois, significativamente, na segunda metade dos anos 90, com o acréscimo das participações especiais.

Enfim, a mobilização nacionalista redundou na época à criação da Petrobras. Hoje, quase 62 anos depois, mesmo com a redução do valor do barril do petróleo e da consequente redução da parcelas dos royalties, a luta pela defesa da Petrobras segue sendo, mais que nunca, necessária.

A empresa foi pega de assalto por uns bandidos, enquanto outros, na espreita tentam se aproveitar da ocasião para quebrar a companhia, suspender o regime de partilha da camada de pré-sal e vender às grandes corporações do mundo, os serviços e os royalties, que são riquezas que foram projetas para o Fundo Soberano.

Neste contexto é bom relembrar nossa história para reforçar o chamamento da Federação Única dos Petroleiros (FUP) e da Central Única dos Trabalhadores (CUT), para o ato em favor da Petrobras que foi convocado para a próxima terça-feira (24), no Rio de Janeiro. O ato com o slogan “Defender a Petrobras é defender o Brasil”, faz parte da campanha a favor da empresa que começou nas redes sociais, com a coleta de assinaturas para um manifesto.

Na década de 50 do século passado, a defesa era em favor de todo o país, hoje, além do Brasil, a região que tem sido tão beneficiada, é chamada a mostrar a sua disposição de luta, em favor da empresa, que tanto benefício tem produzido pra a região e para todo o Brasil.

O ato do Rio no próximo dia 24 na sede da Associação Brasileira de Imprensa (ABI) promete ser o início de novas e intensas mobilizações. Outro ato já está marcado para o dia 13 de março, em São Paulo. Se ainda não fez clique aqui e assine o manifesto organizado pela FUP e CUT.

13 comentários:

Anônimo disse...

Conheço Campos há mais de 25 anos e até hoje ainda não vi resultados e/ou melhorias significativas na cidade a despeito dos bilhões de reais que giram a indústria petroleira na região.

Campos consegue perder até para Nova Iguaçu o posto de segundo PIB do estado! Seu PIB já bate na casa dos R$ 80 mil per capita e tudo permanece como está! E pior, o povo sempre se pautando nos populistas de sempre e os governantes em nada investem para diversificar e aumentar as receitas da cidade.

E o pior é ler um monte de abrobrinhas que se repetem há mais de 60 anos capitaneados por um professor de meia idade apenas pelo viés ideológico.

Como bem diz meu pai: "Se não aprendeu nessa idade, não aprende nunca mais!" Pobres alunos!

Roberto Moraes disse...

Ih, interessante ver esse corajoso anônimo, que se considera detentor de uma neutralidade ideológica ou um viés lmpinho, continua seguindo diariamente o blog.

Estando satisfeito com as suas mídias, só Freud explica, rs.

E quando se pensa que a gente já viu tudo por aqui, rs.

Anônimo disse...

O petróleo não é nosso, de nós brasileiros, mas somente dos funcionários da Petrobrás, que vivem num mundo à parte, tipo a tal Bélgica da "Belíndia". E com essa nossa política cada vez mais escrachada, mais corrupta, finalmente está caindo a imagem, a máscara

Anônimo disse...

O Anônimo do primeiro comentário tem razão. Roberto Moraes é movido exclusivamente pela ideologia socialista-petista.

Pelo menos nunca se disse imparcial. Mas o cara do primeiro comentário tem argumentos. Você não usou nenhum, apenas fez piada e desdenhou dele.

Anônimo disse...

Acho uma situação desnecessária essa de críticas ao pensamento do autor do blog pois embora público a participação, se não gosto do que vejo, não vejo mais.
Não concordo com tudo que o professor diz mas parece ser um camarada coerente com sua forma de ver o mundo (mesmo sendo ptista fazer o quê).
Penso ainda que certas críticas saem da esfera do pensamento e entram no pessoal e isso não é um comportamento adulto. Não sou advogado de ninguém mas precisava fazer esse comentário. Quanto a crítica ainda, feita sobre o município de nova iguaçu, onde moro, não entendo o porque.
É provável que o comentarista se quer conheça o município de nova iguaçu para saber porque ele está acima de campos. é isso!

Anônimo disse...

O petróleo, de maneira alguma, não é de todos brasileiros. Isso é uma farsa, um slogan mentiroso, macabro.

O petróleo,hoje, é do PT, e,de uma maia dúzia de funcionários da Petrobras, principalmente os mais antigos, ligados a CUT e PT, exclua-se os terceirizados(das empreiteiras), já que esses sim(os funcionários da Petrobras), usufluem, de altos salários, excelente plano de saúde, previdência privada, que mantém suas aposentadorias totalmente diferenciada dos contribuintes do falido, INSS, tudo isso às custas, do altíssimo preço do petróleo, de imposição do governo.

Enquanto isso milhões de brasileiros, pagam essaa conta, com o nossa gasolina, sendo uma das mais caras do mundo.

Ah, sem falar, na conta bilionária, que todos os brasileiros, terão que pagar, a partir de agora, em razão do aumento dos combustíveis, tudo por causa da corrupção do PT, na Petrobras.

Roberto, quem está numa boa, não quer perder, essa situação de conforto.Porém, a grande maioria do povo brasileiro, não está numa boa.Isso é fato.

Anônimo disse...

Anônimo de 10:43 AM

Respondo à sua inquietação:

Conheço Nova Iguaçu há mais de 30 anos (tenho 44 e visito a cidade regularmente desde os 13 anos!), assim como conheço Volta Redonda, Barra Mansa, Angra, Cachoeiro, Valença e mais uma dezena de cidades que tive o prazer de conhecê-las ao longo da minha vida profissional.

O fato, caro amigo, é que Nova Iguaçu possui forte industrialização, daí seu PIB ser o de número 2, perdendo apenas para a capital. Parece que você não compreendeu o que falei quando disse que a cidade de Campos continua com sua estrutura pífia diante dos números gigantes da indústria do petróleo. Desde meus áureos tempos em que atendia como cliente o extinto supermercado Floresta, vejo com entusiasmo que o crescimento da cidade para a população local se resume ao "novo" supermercado Extra, isso sim é que é progresso(?!). No mais, se acha que Nova Iguaçu deu um salto na melhoria da qualidade de vida dos moradores, beleza! Continue como está! E ao Sr. Roberto a questão? Porque censurou meu comentário anterior ao do nobre "indignado"??

Anônimo disse...

Professor o anônimo corajoso diz que só ele vê o mundo real, mas, pelo jeito lê na mesma cartilha de sempre e não vê o que não interessa.

É desses anti-petistas que por isso se considera neutro e mais inteligente que o resto do mundo. Mas, o que o senhor falou é mesmo engraçado. O sujeito sabe e anda assim não se desgruda do blog.

Dizer que a Petrobras é dos petroleiros e que ela nada produziu par ao país negando que FHC queria vender com Petrobrax.

Nos petroleiros somos herois e nos orgulhamos disso.

Mas vou pedir para ele dar uma olhada somente duas notícias:

http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/2014/12/prefeito-de-itaguai-teria-levado-malas-de-dinheiro-para-compras-de-natal.html

http://www.revistaforum.com.br/blog/2015/02/coordenador-da-campanha-de-aecio-e-acusado-fantastico-de-corrupcao/

Anônimo disse...

Estamos numa democracia, ou não ? Por esse motivo, temos o direito de opinar ao contrário. Ninguém é dono da verdade absoluta.
Diante do gancho acima, sou leitor deste blog. Concordo com alguns e discordo de outros, postados pelo blogueiro. Tenho direito de ter minhas convicções. Ou, alguém acha que não ?

Sei que este blogueiro, tem suas ideologias, respeito-as. Mas, as vezes, discordo de algumas colocações. Não é assim, que a maioria dos petistas, e dos petroleiros, se posicionam , com relação à Rede Globo ?

Anônimo disse...

Anônimo das 12:50, pare de ver a GLOBO e vá estudar para passar na Petrobras, a empresa dá muito lucro e os funcionários de chão de fábrica que a mantém. Claro que há os safados, mas não se pode generalizar pois somos mais de 80 mil funcionários contra algumas dezenas de FDP's. Vá reclamar dos juízes que trabalham 1 hora por dia, dos vereadores, etc.

Anônimo disse...

Na verdade petroleiros tem méritos. Mas, são uma classe privilegiadissima de brasileiros. Afinal de contas a grande maioria desses petroleiros, pertencem a classe A, pois tem renda superiro a 8 mil reais.
Portanto, segundo o IBGE, hoje de Dilma, quem tem essa renda, são consideradas ricas.

Anônimo disse...

ih, o cara é doente mesmo. Ele é contra os trabalhadores qualificados que ele chama de ricos, mas a favor dos ricos que não trabalham, os que vivem de renda.

É professor no caso Freud explica. Ele diz que é neutro e enxerga o mundo melhor que ninguém mas é contra quem produz a riqueza.

tá difícil

Anônimo disse...


O petroleiro acima, das 3:03 se acha um herói. Políticos também se acham. Então merecem ser os donos do petróleo. E de tudo mais. Porém, (ai porém), existem alguns fatos agora, que lançam dúvidas. Que talvez não seja assim. ( Heróis a serviço de ladrões? ) . Talvez sejam humanos, como o resto de nós. Mortais. Benvindos