terça-feira, junho 26, 2018

Até a quantidade passos que você dá e seus hábitos de sono são monitorados pelo big-data

Hoje, não só os comentários e as curtidas que se dá nas redes sociais estão sendo guardadas e interpretadas pelos algoritmos nos big-datas.

Quem acompanha estes big-datas mais de perto garante que também o número de passos que damos, assim os nossos hábitos de sono, que são identificados nos dados do smartphones, são armazenados.

Segundo os mesmos, a extração e coletas de dados está apenas começando e já se acelera numa velocidade até há pouco não imaginada. E o destino não será apenas para marketing e comércio.

Esta base de dados seria apenas uma espécie de espinha dorsal deste novo mundo que está sendo construído ao nosso redor, sem que nos apercebamos. As implicações de longo prazo não são ainda identificáveis.

Os mais otimistas garantem que a privacidade estaria garantida e que os dados extraídos, armazenados, utilizados são compreendidos sem que a pessoa específica seja identificada. Quem acredita nisto, pode ser considerado o mais crédulo dos homens que já habitaram este mundo.

Falam em dados confidenciais e pessoais que seriam usados ​​para melhorar nossas vidas e as vidas das futuras gerações com o uso de uma criptografia chamada de “blockchain”. 

Dizem que as ações são gravadas, a informação seriam auditáveis e palatáveis, permitindo que os seres humanos possam obter mais conhecimento sobre as mentes robóticas. 

Chegam a se referir a organizações autônomas descentralizadas” (DAOs), com um conjunto de dados crescente e um meio que seria seguro para transferir dados. 

Mesmo não sendo brucutu analógico é difícil acreditar que este novo mundo líquido possa nos levar a lugares seguros e mundo melhor.

Nenhum comentário: