segunda-feira, abril 10, 2006

Doce, mas não é mole, típica, mas, indiana

A nossa famosa rapadura que todo mundo sempre pensou ser produto exclusivo da nossa cultura brasileira foi hoje desmascarada como tal. George Vidor hoje em sua coluna em O Globo diz que pesquisa feita pela FAO (Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação) informou que a Índia é maior produtora mundial de rapadura com 67%, equivalente a 8 milhões de toneladas. O Brasil é apenas o sétimo produtor. A pesquisa foi feita pelo Instituto Euvaldo Lodi e pelo Sebrae e visou analisar oportunidades que podem ser aproveitadas por pequenas e médias empresas nesse novo clico de expansão da cana-de-açúcar no Brasil. Há que se lembrar que o mercado para este produto torna-se ainda maior se ele tiver origem orgânica. Mais uma dica para nossa região, lembrando outro ditado: Não entreguem nossa rapadura! Uma pesquisa simples no Google sobre rapadura fiquei impressionado com a quantidade de sites que tratam do tema, a maioria de fora do país. Na foto ao lado você pode ver uma rapadura sendo comercializada com texto em francês e o nome original escrito em português. A fabricação deste produto é brasileira e é embalado e comercializado pela França ao preço de 3,75 euros, aproximadamente R$ 10,00. Mais detalhes veja

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