quinta-feira, abril 06, 2006

Parque do Desengano - 36 anos depois

Desde 1970 se fala da necessidade de estabelecer um Plano de Manejo para o Parque Estadual do Desengano. Finalmente ele saiu. Muita gente não sabe, mas este foi um dos objetivos da criação da principal entidade de luta da questão ambiental da região, o Centro Norte Fluminense da Conservação da Natureza, o CNFCN. A área de aproximadamente 22,4 mil hectares pertencente à Mata Atlântica está localizada nos municípios de Santa Maria Madalena, Campos e São Fidélis e fica a uma distância de 223 quilômetros da capital. A altura em toda a sua área varia de 800 a 1.600 metros. O Parque Estadual do Desengano foi criado pelo Decreto-Lei no 250, de 13/04/70, do antigo Estado do Rio de Janeiro e regulamentada pelo Decreto Estadual n° 7.121, de 28 de dezembro de 1983. Amanhã no auditório da Fundenor o Plano será apresentado e a parte referente ao entorno da Lagoa de Cima será discutida. O projeto foi incrementado a partir da assinatura de um compromisso de compensações ambientais assumido pela empresa El Passo, quando da autorização da implantação da Usina Termoelétrica às margens da BR-101 no município de Macaé.
Veja aqui a legislação que estabeleceu o Parque do Desengano.

3 comentários:

Anônimo disse...

"Amanhã no auditório da Fundenor o Plano será apresentado e a parte referente ao entorno da Lagoa de Cima será discutida."

Tens o horário?

Roberto Moraes disse...

Olá Marcos,

Infelizmente não me recordei do horário. Tomei conhecimento disso na reunião do Cons. municipal de Meio Ambiente e Urbanismo na quarta-feira. Fiquei com uma vaga lembrança de que seria a partir das 10 horas. Mas, sinceramente, não tenho certeza. Quem deu o informe foi o pessoal da Emater.

Sds,
Roberto Moraes

Gama disse...

Muito bom Sr. Robetrto Morais alguém fazer alguma coisa pelo Imbé, Porque o Rio própriamente dito já quase não existe mais, seu estoque de peixe hoje é apenas 30% do que era na década de 70, Matas ciliares estão sendo destruidas para dar lugar as pastagens. No Sístio velho estão colocando gado para pastar dentro do parque, e desmatando e criando pastagens.Mais de qualquer forma é bom saber que alguém esta pelo menos querendo fazer alguma coisa. Foi muito bom ler esta matéria.

Abrs, Gama