domingo, abril 23, 2006

Frango Rica e povo pobre

Nunca havia ouvido falar na marca até visitar neste final de semana a região do Imbé. A empresa de ração e produtora de carne de frango é possui uma área de extensão territorial onde com seis ou sete funcionários desenvolvem a criação e pecuária de gado de corte. Moradores da região afirmam que a área adquirida a menos de cinco anos seria algo próximo de 700 alqueires, aonde no auge da produção chegou a ter mais de mil cabeças de gado. Até aí nada demais se não fosse o fato da empresa ser imensamente mal vista pelos nativos e novos moradores da região do Imbé. Entre outras coisas, eles não perdoam o fato da empresa possuir tão grande área e ter acabado com um pequeno espaço onde a comunidade usava um campo de futebol. Todo mundo sabe que este tipo de espaço é em muito ou até na maioria das comunidades do interior, o único espaço de lazer coletivo que os moradores possuem. É o local de encontro dos finais de semana, jogo de futebol com equipes de fora, local de convívio, namoro, amizade, etc. Fiquei a indagar o motivo de tal ação. Fui ao Google e vi o site da empresa Reginaves Indústria e Comércio de Aves criada em 1972 e que hoje tem mais de 2,5 mil funcionários. A empresa conhecida pelo nome de fantasia de Frango Rica tem sede em Jacarepaguá no Rio de Janeiro abastecendo hoje, segundo ela mesma, em torno de 90% do mercado fluminense de carne de frango. Possui unidades em Itu, São Paulo e também em Minas Gerais. Produz 44 milhões de pintos por ano e aloja 7,4 milhões de frangos em 7 granjas. É auto-suficiente em produção das rações que usa na criação de seus frangos. Hoje também comercializa batata e aipim congelados. O site da empresa fala em responsabilidade social, projeto ambiental, mas na prática local é coisa para inglês ver... Veja aqui você mesmo o site da empresa. Gostaria de saber se esta empresa tem registro e paga impostos no município. Veja do alto, o vale sobre no qual se situa a maior parte das terras da “Frango Rica” no Imbé. Que tratamento deveríamos dar aos produtos deste fabricante?

10 comentários:

Unknown disse...

Tsc...Tsc...Tsc...
Tá de brincadeira só pode.
Rica Alimentos é uma das maiores empresas do ramo avícola.

Anônimo disse...

A Fábrica de Jacarepaguá emite um mau cheiro constante...uma podridão insuportável que me faz não comprar um produto deles pq dá nojo...

Anônimo disse...

Acho engraçado esse tipo de coisa, pelo o que me lembro nós vivemos no capitalismo e se a empresa é a dona da área ela pode sim impedir o uso dessa área por terceiros. Com certeza a prefeitura da cidades tem vários terrenos em que com a mobilização dos moradores pode virar um belo campo de futebol. Não precisa ser na área da empresa. E quanto ao cometário sobre o cheiro da fábrica de Jacarepaguá, eu fico pensando será que a fábrica da Sádia é cheirosinha, e as da friboi? Isso é abate de animais não dá pre ter cheirinho de perfume de primeira. Vocês deviam pensar que o capitalismo é assim mesmo! Além do mais essa industria é da onde muitas famílias tiram seu sustento. Mas respeito com o ganha pão das pessoas!

Anônimo disse...

Acho interessante... mas a empresa comprou as terras e é normal que ela controle as suas divisas, ainda mais colocando cabeças de boi para engorda. Já pensou todo fim de semana um monte de entra e saí de gente na propriedade... como você bem disse são 1000 cabeças de gado.

Anônimo disse...

Reginaves é uma das maiorer empresas do rio consumo todos os produtos rica.

Anônimo disse...

A Frangos Rica frauda seus produtos, pondo água em excesso nas embalagens de frango congelado. Além disso, o local onde os caminhoneiros aguardam pela carga é uma vergonha.

Anônimo disse...

A empresa compra um terreno, onde supostamente existe um campo de futebol utilizado pela comunidade, entao porque a prefeitura nao comprou esta parte para integrar ao municipio fanzendo assim o uso comunitario desta area. Acho um absurdo uma empresa que acabou de comprar um terreno e o tornou produtivo ter que arcar com o onus da imcopentencia e mal gerencia efetuada pelas prefeituras.

Roberto Moraes disse...

É por este tipo de pensamento que eu nunca tive dúvidas que aquele discurso sobre sustentabilidade social ou responsabilidade social é só propaganda enganosa. Mentirosa. E depois ainda querem isenções e subsídios fiscais como as que ajudaram a quebrar o ERJ.

Do poder público cobramos todos, como dever de cidadão, que também nos obriga a cobrar do estado melhor fiscalização sobre as sonegações e irresponsabilidades ambientais e cumprimento das legislações trabalhistas, previdenciárias e tributárias.

Filipe disse...

Mais uma empresa preocupada apenas em lucrar exponencialmente... Duvido com todas as minhas forças que não doem muita grana e alimentem para$itas nos espaços dos Poderes formalmente constituídos... Poluem, contaminam, descumprem as leis e investem em imagem, "responsabilidade social", marketing, propaganda e publicidade. Danem-se as comunidades do entorno... Danem-se os animais (escravizados, massacrados impiedosamente). Danem-se os cursos d'água e o meio ambiente em geral... Canalhas ! Criminosos ! Covardes ! Se dependerem de mim, não ganham um único centavo. Pelo fim da exploração de humanos e animais !

Filipe disse...

Viva as empre$a$ que investem pesado em propaganda, publicidade, marketing e "ações de responsabilidade social e ambiental", detonando o meio ambiente, massacrando seres sencientes, indefesos e inocentes, explorando mão-de-obra barata. Tudo em nome de MUITA GRANA e de LUCRO sem limites... Duvido com todas as minhas forças que esse grupo empresarial não financie campanhas e figuras nefastas que parasitam os espaços formais de Poder (Executivo, Legislativo e Judiciário). Daí, detonam a qualidade dos cursos d'água da região por eles parasitada e devastada. Prejudicam a qualidade de vida das comunidades locais. Poluem, escravizam, massacram, exploram. Promovem intermináveis banhos de sangue inocente, certos da impunidade... Canalhas ! Covardes ! Dependendo de mim, a Maldita Indústria da Carne fecha as portas. E suas-seus trabalhadores poderão migrar pra atividades sustentáveis, que gerem renda digna e harmonia com as formas de vida e o meio ambiente...