domingo, setembro 08, 2013

A espionagem dos EUA, o pré-sal e os americanos no Porto Açu

A matéria que o programa Fantástico mostrou há pouco, sobre as evidências de que a agência de inteligência americana (NSA) acessou dados da Petrobras e que pode ter ajudado empresas e o governo americano a considerar estratégico a entrada na disputa do próximo leilão de campos de petróleo da ANP.

Estas questões se somam à "coincidência" com a entrada do banco de investimentos americano EIG nas negociações para controlar o porto do Açu. O blog comentou sobre isto aqui, neste espaço, em detalhes, no dia 15 de agosto na nota: "Entrada de grupo americano no Porto do Açu sinaliza interesse em nosso pré-sal".



Fica evidente que os americanos passaram a ter acesso a informações que só a Petrobras até então possuía. Depois de tudo isto é difícil sustentar este leilão marcado para outubro próximo.

Como o blog já falou, embora, o campo de Libra seja, na Bacia de Santos e mais em frente ao litoral da capital, não há porto próximo em condições de dar apoio às operações de exploração no mar, no curto espaço de tempo. Aí entra o interesse no Porto do Açu, especialmente o terminal-2, hoje controlado pela LLX.

Não por coincidência as diligências e as negociações finais entre a LLX e a EIG estão previstas para se encerrar em outubro. Entre outubro e novembro é o prazo que foi estimado para as conclusões das negociações, exatamente neste período está marcado o leilão da ANP, com a oferta do direito de exploração da área do campo de Libra que possui um potencial de 8 a 12 bilhões de barris de petróleo contra 2 bilhões do campo gigante de Marlim.

Clique aqui e veja a matéria de 13 minutos do Fantástico disponibilizado pelo Portal de Notícias G1. A NSA acaba de responder à matéria dizendo que "monitora movimentações econômicas que possam gerar crises no mercado internacional". Mas, negou ter investigado dados de empresas, como no caso da Petrobras. A confirmação primeira faz com que ninguém, mesmo de boa fé, possa acreditar na segunda informação dada pela NSA.

O caso do Açu é uma evidência real do que pode estar por trás dos interesses econômicos de uma área que passou a ter um peso importante na geopolítica mundial. É interessante continuar a acompanhar tudo isto de perto.

PS.: Atualizado às 18:46 de 09/09/2013: Abaixo Nota Oficial da presidenta Dilma sobre denúncias de violação de comunicações da Petrobras:
Mais uma vez, vieram a público informações de que estamos sendo alvo de mais uma tentativa de violação de nossas comunicações e de nossos dados pela Agência Nacional de Segurança dos EUA. Inicialmente, as denúncias disseram respeito ao governo, às embaixadas e aos cidadãos – inclusive a essa Presidência. Agora, o alvo das tentativas, segundo as denúncias, é a Petrobras, maior empresa brasileira. Sem dúvida, a Petrobras não representa ameaça à segurança de qualquer país. Representa, sim, um dos maiores ativos de petróleo do mundo e um patrimônio do povo brasileiro.
Assim, se confirmados os fatos veiculados pela imprensa, fica evidenciado que o motivo das tentativas de violação e de espionagem não é a segurança ou o combate ao terrorismo, mas interesses econômicos e estratégicos.
Por isso, o governo brasileiro está empenhado em obter esclarecimentos do governo norte-americano sobre todas as violações eventualmente praticadas, bem como em exigir medidas concretas que afastem em definitivo a possibilidade de espionagem ofensiva aos direitos humanos, a nossa soberania e aos nossos interesses econômicos.
Tais tentativas de violação e espionagem de dados e informações são incompatíveis com a convivência democrática entre países amigos, sendo manifestamente ilegítimas. De nossa parte, tomaremos todas as medidas para proteger o país, o governo e suas empresas.
Dilma Rousseff
Presidenta da República Federativa do Brasil

7 comentários:

Anônimo disse...

...e foi a velha, decadente e golpista mídia que veio revelar isso tudo...curioso, né?

Roberto Moraes disse...

Oh, defensor das velhas mídias, oh...

Quem revelou isto foi o Edward Sowden... e não a velha mídia.

O Snowden procurou um blogueiro que só depois foi absorvido por um jornal inglês, o Guardian para reproduzir as revelações dele.

O Guardian fez isto e depois outros órgãos de mídia porque sabiam pelo conteúdo bombástico que de qualquer maneira isto viria a público.

A pressão que a mídia alternativa faz sobre a mídia corporativa já combalida em sua credibilidade é que faz com que seja obrigado a fazer o que sempre escondeu.

Simples assim.

Anônimo disse...

eu ja cansei de falar que os mericano, achando que tudo aqui é mexicano, fica tentanu entra e sai daquiigual a o que vemos num filme porno, ainda mais porque uns dizem que aqui no brasil é o cú do judas e assim, oszomi do tiu sam fica quedendo entrar no cú do judas pra tirar a riqueza negra ou melhor, nosso petroleo.

douglas da mata disse...

Roberto, estes pobres midiotas não são capazes de enxergar meio palmo em frente às suas fuças de toupeiras...

Avisa para ele que a mídia golpista, mas antes de tudo, prostituta, está tentando cooptar setores do governo para enfrentar a batalha pelo controle da produção de conteúdo e as aberturas legais as convergências de plataformas, que colocarão as empresas de mídia no bolso das grandes da internet, como google, yahoo, facebook, etc, junto com as empresa de telefonia móvel...

Justamente as empresas utilizadas para a espionagem...

Logo, a gr(ô)bo e suas co-irmãs atacam estas empresas para posarem de defensoras da nossa soberania...porque na disputa empresarial, os orçamentos da gr(ô)bo e das outras, todas juntas, não enchem o cantinho da unha do dedo do pé de um consórcio google e uma empresa de telefonia, por exemplo...

E estes tolos engolem estas e tantas outras iscas...

Isto que dá procurar informação no esgoto empresarial.

Anônimo disse...

Sempre houve espionagens.

No mundo de hoje, a espionagem se tornou mais fácil, com o advento da Internet e de variados gadgates que a utiliza.


Tem uma forma de evitar a espionagem: não usar a Internet. Mas isso é absolutamente inviável, pois seu uso não tem mais volta.

Na verdade, o mundo todo mordeu a isca dos americanos, que criaram e abriram para todos a Internet.

Todos sabem desde o início (ou deveriam saber) que o tráfego de dados e informações pela Internet é fácil de ser identificado.

O mundo aderiu à Internet porque não tem outro jeito de facilitar a vida atualmente. Mas não podem agora dizer que não sabiam dos riscos envolvidos no seu uso.

Como disse Nelson Motta: Na era da Internet espiona quem pode, defende-se quem for capaz.
Portanto, espiona

Anônimo disse...

Roberto, avise ao seu cão de guarda Da Mata que a mídia não está tentando cooptar setores do governo. Já o conseguiram.

Lula já se reuniu com um dos Marinho, rapaz. E todos sabemos o quanto Lula é 'conciliador'.

Continue aguardando a revolução, bobinho.


carlos TST disse...

A espionagem sempre existiu, concordo plenamente. Por outro lado não acredito que isso vai acabar. Acredito eu, que os EUA inventarão pela internet mesmo, uma outra forma mais eficaz de continuar espionando , aliás sempre foi, tanto que foi descoberto porque foi caguetado. Agora que deram brecha, eu também espionaria. Entraria no caso da reciprocidade, se não tiver profissional da internet bom o suficiente no Brasil, porque não trazê-los de outros países. Ou vamos ficar com a hipocresia de que não vamos nos comparar a eles.