sábado, abril 05, 2014

DataFolha: Dilma ganha no 1º turno mesmo reduzindo intenções de voto

Pesquisa nacional do Datafolha indica que Dilma ganharia no 1º turno com 38% dos votos contra Aécio , 16%, Campos, 10% e demais candidatos somados, 6%. Ou seja: Dilma 38% x demais 32%.

Em percentual de votos válidos (70% originados da soma da intenção de votos em todos os pré-candidatos, menos nulos e brancos e não sabe em quem votar) os números são:

Dilma: 54% x 46% demais candidatos.

Em relação a pesquisa anterior Dilma teria perdido 6% de intenção de votos embora todos demais pré-candidatos tenham permanecido nas suas intenções de votos no total.

PS.: Atualizado às 16:32: Na última quinta-feira (03/04), o Jornal do Brasil em reportagem divulgou o questionário desta pesquisa que o TSE liberou em seu site na internet questionando que o mesmo (veja aqui) induzia seus resultados ao colocar a pergunta objetiva e mais importante em que votaria para presidente depois de diversas outras que poderiam induzir (e deve realmente levar a alterações) a intenção de votos do eleitor, ao indagar:

"Você diria que, nos últimos 30 dias, notou aumento, diminuição ou não notou mudanças no preço dos alimentos?""Nos últimos doze meses, você alguma vez foi assaltado, roubado ou agredido?" "Você tomou conhecimento da polêmica envolvendo a compra de uma refinaria nos Estados Unidos pela Petrobras em 2008?" "(Se SIM) Você diria que está bem informado, mais ou menos informado ou mal informado sobre esse assunto?" "Na sua opinião, a presidente Dilma Rousseff tem muita responsabilidade, um pouco de responsabilidade ou nenhuma responsabilidade no caso de compra da refinaria dos Estados Unidos pela Petrobras?"

Agora veja o comentário sobre o resultado da pesquisa que a Folha de São Paulo (dona do Datafolha) traz junto da notícia sobre o resultado da mesma: "A deterioração com a expectativa da inflação, emprego e poder de compra dos salários também ajuda a explicar a queda na aprovação do governo. A atual pesquisa também detectou uma disparada do sentimento de frustração com as realizações da presidente Dilma".

A presidenta pode ter caído nas intenções de voto, uma pesquisa isenta, pode sem nenhum problema identificar isto, mas, a manipulação grosseira e própria de pesquisas neste período (seis meses antes das eleições) já são conhecidas. É bom que a sociedade aprenda a conviver com esta realidade conhecendo seus atores.

Cópia de parte do questionário do DataFolha divulgado pelo TSE e publicado na matéria do JB.

Veja abaixo a imagem do questionário. Agora veja a conclusão que a Folha de São Paulo Online divulga hoje interpretando o resultado da pesquisa: "

2 comentários:

Anônimo disse...

Com os blogs a grande mídia não perde por esperar. Não adianta manipulação a realidade hoje é facilmente detectada na Internet, os de sempre Veja, Folha de Sao Paulo, O Globo e etc não se cansam de malhar o governo, mas a realidade tá ai, a grande maioria do povo brasileiro vai mostrar isso nas eleições. Quem saiu da pobreza, quem teve aumento de renda nesse país nos últimos anos vai calar a imprensa covarde que mais parecem partidos políticos. Alexandre Ribeiro.

Anônimo disse...

Apesar do mensalão, Petrobrás e tantos outros escândalos promovidos que qualquer cidadão deste país não poderia imaginar sair do PT. Eu como classe média não senti melhoras no meu padrão de vida. Recebo e pago, troco cebola. Apesar de poder pagar plano de saúde, escola ter carro e casa própria, gostaria de viver mais folgado. Agora pergunta a "turma toda do PT como eles estão de vida?
São todos hipócritas!!!!!