terça-feira, maio 27, 2014

Mente colonizada de ronaldo me faz voltar a torcer pelo Brasil na Copa!

O texto abaixo eu postei no início da noite de ontem, em meu perfil no Facebook. O normal é o inverso: eu postar por lá links das postagens inicialmente feitas aqui no blog. Porém, sei que parte do público é distinto.

Pela repercussão do mesmo, e considerando que o tema está em muitas rodas, eu decidi trazê-lo também para este espaço. É um texto de desabafo escrito numa única penada.

Eu estava de certa forma "entalado" desde que li a notícia na última sexta-feira. Confesso que me neguei a ler toda a informação e parei então na manchete. Porém, ontem, quando li mais detalhes sobre o fato e o contexto de sua declaração, o texto saiu, assim, meio que cuspido, em qualquer acepção que se possa querer dar à expressão, talvez, tão chula, quanto o personagem.

Este blog nunca teve preocupação com unanimidades e muito menos acredita em imparcialidade (que para mim, é um mito, como já cansamos de afirmar). Interessa-me, mais que fatos, a opinião e o debate. Então eis o texto:

"Mente colonizada de ronaldo me faz voltar a torcer pelo Brasil na Copa!"

Eu tenho andado meio de lado com o futebol, por conta dos esquemas, dos patrocínios, da perda da autenticidade, da elitização, etc. Confesso que gosto mais das torcidas e da paixão que gera, do que propriamente do futebol em si. Talvez seja coisa de gente de "meia-idade", rs.

Meu afastamento relativo até da torcida do Goyta explica este fastio. Ainda vejo alguns jogos pela TV. Sem xenofobia (resistência aos estrangeiros) também olho de banda, para este encanto pelos clubes europeus que enchem mais os bares, nas tardes dos meios de semana, do que nos finais de semana com os jogos nacionais.

Assim, eu também resistia à Copa. Ainda mais, como todo os brasileiros, sentindo meio incomodado com os altos custos dos estádios, mesmo reconhecendo que, eles são pequenos diante, de outros investimentos públicos, mesmo que o fato sirva mais à mídia comercial, que ganha com os eventos (e foi a maior defensora dos mesmos no Brasil) e agora, falsa e tergiversa (como sempre), faturando com receitas de milionárias propagandas, e ainda, pelas oposições políticas que ajuda a incrementar. Cretinice pura. Falando em cretinice eu chego ao que me fez iniciar este comentário: a fala do Ronaldo. O fenômeno de incoerência e cretinice. Ele pode apoiar quem ele quiser para qualquer coisa. Porém, morando em Londres e ganhando dinheiro em maracutaias e cafetinagens esportivas, ronaldo não tem o direito de imputar ao nosso povo, a colonização que guarda em sua mente e em seu perfil.

Há problemas sim com a Copa, com as construções (engraçado os estádios públicos, mesmo muito caros ficaram prontos antes e não os três privados), com os acessos, com diversas outras coisas, e ninguém deve esconder isto de quem quer que seja. Os problemas já incomoda a qualquer um de nós, especialmente aos trabalhadores que sofrem na pele, os transtornos das obras, além dos seus altos custos. Porém, a daí dizer para os gringos que está com vergonha, me desculpe o termo, mas, vá te catar ronaldo!

A cretinice não para em sua fala, porque,agora se sabe que ela não foi gratuita. Ela não teve nada de genuíno e muito menos pureza. O jornal Valor na edição desta segunda-feira, trouxe uma entrevista de página inteira, com o sujeito, cujo título é: "Ronaldo se "convoca" para a campanha Aécio depois da Copa".

A reportagem dá detalhes, de que na mesma sexta-feira em que ele falava para agência de notícias internacionais, Reuters, "lastimando" desta sua vergonha, ele falava ao Valor de sua amizade e do seu engajamento na campanha do seu amigo mineiro.

Se já não bastasse tudo isto e a sequência clara, ronaldo diz que foi morar e trabalhar em Londres, porque como empresário se sente inseguro no país. Disse que tinha previsão de investir no Brasil no ano que vem, mas que não vai fazer... Assim, ele repete o reacionário empresário Mário Amato (ex-presidente da Fiesp) que disse que se Lula ganhasse em 1989, ele junto com outros empresários, iriam se mudar para outro país.

Repito para encerrar: o Ronaldo, pode apoiar quem ele quiser; pode ter a opinião que julga a melhor, junto com seus interesses, como é comum, mas, usar a Copa, o país que lhe projetou, o povo que já lhe admirou e por duas vezes, foi solidário com seus percalços, como poderia ser com qualquer um de nós, não merecia deste ronaldo, o tratamento de dizer sente envergonhado pelo seu país diante do mundo. Assim, pelas razões diametralmente opostas, o ronaldo me fez passar a torcer ardentemente, pela Copa e pela nossa seleção, porque, particularmente, eu não tenho dúvida e sem xenofobia: este ronaldo é do lado de lá! Dá-lhe Brasil!

PS.: Não vou revisar o texto escrito numa penada só, para não alterar com a razão o que a emoção fez brotar, coisa que reclamava ter perdido com o atual futebol que este ronaldo defende de cheio de "profissionalismo" e falsidades.

Nenhum comentário: