terça-feira, maio 05, 2015

Exportações brasileiras em 2014 e relação entre portos e poder

Tenho insistido por aqui na necessidade em se começar a acompanhar os movimentos do sistema portuário brasileiro, considerando a tendência da base de logística que se instala na região Norte Fluminense.

Mesmo que inicialmente de natureza diversa, mais para exportação de commodity mineral e apoio às atividades offshore, vale conhecer a pauta de exportações de nosso país, no ano passado, 2014.

Pelos nossos portos saem 95% de nossas exportações e entra outro tanto significativo de importações. Proporcionalmente, o Porto do Rio é o que mais importa em relação às exportações.

Observando esses percentuais, eu tenho certeza que você terá algumas surpresas.

Antes de ver os números veja o significado do sistema portuário em sua relação com o poder. Segundo o blog do Lauro Jardim, porta-voz da poder econômico, o deputado Eduardo Cunha, presidente da Câmara Federal, anunciou ao PMDB e ao governo federal que tem indicações políticas a fazer. Não se trata de ministérios, mas, sim, o controle dos portos de Santos e do Rio, através da Cia. Docas.

Assim, a versão brasileira do deputado Francis Underwood, personagem da série americana para TV "House of cards", Eduardo Cunha demonstra saber por onde andam os fluxos de dinheiros e cargas que entram e saem da nação brasileira.

PS.: Atualizado às 13:20 de 06/05/2015: para corrigir vários erros no texto.





Nenhum comentário: