sexta-feira, dezembro 04, 2015

Volume transportado na ferrovia MRS cresceu 34% em 2015

Mapa da linhas da MRS Logística. Fonte: ANTT.
A ferrovia MRS Logística que interliga os principais mercados do sudeste brasileiro (MG, Rio e SP) anunciou que o volume de contêineres transportado em sua malha ferroviária cresceu 34% nos dez primeiros meses de 2015, passando de 42,6 mil Teus (contêiner de 20 pés) - 2014, para 57 mil Teus, este ano.

Duas cargas foram os principais motivos da ampliação: papel e celulose e indústria automotiva. Ainda, segundo a MRS, o transporte ferroviário por contêineres tem apresentado um custo entre 15% e 20% menor do que o da modal rodoviário.

O modal ferroviário é indispensável para o aumento da movimentação portuária. A MRS interliga hoje os portos do Rio, Itaguaí e Santos.

Além disso, vale observar que o contêiner facilita o transporte pela sua característica de intermodalidade podendo ser alocado em navio, trem ou caminhão com extrema facilidade. Desta forma, o fluxo de cargas ganha uma agilidade que reduz o tempo e os custos com a entapa da circulação que interessa a produtores e consumidores nas duas pontas do circuito produtivo.

Nenhum comentário: