segunda-feira, dezembro 07, 2015

Lítio, o mineral do século

Segundo a professora Monica Bruckmann da UFRJ, o lítio é um mineral que vai impactar profundamente o mercado global de energia neste século. Para Monica, já foi iniciada uma mudança no padrão de energia produzida a partir de combustíveis fósseis para energias renováveis e limpas.

O lítio muito usado em baterias para acumular energia e por isto, já assume hoje, e ampliará em muito logo adiante, a sua importância estratégica que ainda está para ser melhor compreendida que para Bruckmann está a um novo ciclo de energia e tecnológico. Além disso também é usado na indústria farmacêutica para produção de medicamentos. 

O lítio é um metal raro na crosta terrestre. É o metal mais leve que se tem conhecimento e com quase a metade da densidade específica da água. Por possui o calor específico mais alto dentre as substâncias sólidas, assim, é bastante utilizado em transferências de calor. Apesar de ser um metal raro ele ainda não é comercialmente caro.

Lepidolita, rocha da qual o lítio é extraído.
Foto: Zbynek Burival / Shutterstock.com
As maiores reservas de lítio estão na Bolívia que tem cerca de 82, 83% das reservas mundiais, seguido por Argentina e Chile. Ainda segundo a professora Bruckmann, mais recentemente se soube com dados do US Geological Survey de 2014, que Austrália começa a aparecer também como um grande produtor, mas em termos de participação no reservas mundiais não atinge 3 ou 4%.

Os fatos confirmam então que a América Latina continua a ser grande o concentrador de reservas de lítio no mundo, com um percentual entre 94 e 96% das reservas.

Nesta linha a professora defende que a construção urgente de uma estratégia continental de desenvolvimento de recursos naturais, colocando em evidência a questão das soberanias nacionais e a formulação de projetos de desenvolvimento regional, sub-regional para um debate mais amplo, para além da academia, junto a gestores públicos e representantes de movimentos sociais.

A professora Monica Bruckmann é autora do livro "Recursos naturais e a geopolítica da integração sul-americana" que pode ser acessado e lido no formato pdf aqui.

PS.: Atualizado às 12:35: para pequenos ajustes no texto.

Nenhum comentário: