segunda-feira, fevereiro 08, 2016

Pergunta do leitor sobre captação de água de chuva no Itaóca

O blog recebeu a pergunta abaixo do Tadeu Teixeira. Eu não tenho a resposta, mas repasso à rede (network) dos colaboradores do blog, indagando quem poderia ter a resposta:

"Prezado. Li seu breve comentário sobre o Morro do Itaoca em Campos dos Goytacazes-RJ, bem como uma série de outros comentários.

Segundo uma pesquisadora famosa no meio acadêmico, a primeira captação de água de chuva no Brasil teria se dado no arquipélago de Fernando de Noronha em 1943 por indivíduos dos Estados Unidos da América. Você como professor, pesquisador e blogueiro talvez pudesse dissipar minha dúvida por eu acreditar que isto tenha acontecido no morro do Itaoca em Campos dos Goytacazes, em face de que as antenas para captação de ondas de rádio talvez tenham sido instaladas antes de 1943 e com elas o sistema de captação de água de chuva existente na casa mais antiga do morro, que é usada por um funcionário que fiscaliza as antenas e dá algum suporte lá. No morro do Itaoca não existe água disponível, a não ser da chuva, que é usada para limpeza em geral. Você teria a informação sobre as antenas e a data da instalação do sistema de captação de água de chuva lá? Alguma sugestão de pesquisa sobre o assunto? Abç. Tadeu."


PS.: Atualizado às 16:08: Para inserir uma primeira resposta do professor Luiz Pinedo que foi coorientador do Tadeu Teixeira:

"Caro Roberto,
 
A captação de água de chuva sempre existiu nas áreas litorâneas e de baixadas costeiras, por conta de que a água existente no sub-solo é salobra.
 
As florestas que existiam antes dos períodos geológicos glaciais, a última glaciação ocorreu aproximadamente 10 mil anos, o mar estava a vinte km da linha de costa atual. No caso de Campos tem de captar água em poços profundos, os poços rasos não possuem água de boa qualidade. 

No caso das datas e pesquisas, me lembro que a Instalação de sistemas modernos de captação de água nas nossas grandes cidades; São Paulo e Rio de Janeiro. ocorreram a partir de 1900,1910 quando as Cidades apresentaram crescimento Populacional acima de 1 milhão de Habitantes, e os antigos sistemas de chafarizes e bicas de água, passaram a ser insuficientes.

Existe um documentário da TV Educativa da Bahia mostrando onde se localizam estes antigos chafarizes. Meu avô Giacomo Moretto fazia Captação da água da chuva, desde os anos 30. 

Assim, existiam formas alternativas de captação de água desde o final do séc. XIX. Me lembro na minha infância na Praia Grande-SP, que não existia água por sistema de abastecimento de água, e que a água dos poços freáticos eram de péssima qualidade. Abastecíamos com água potável via um afloramento no Morro do Chichova. Meu avô construiu uma caixa de 10.000 l de captação de água de chuva. 
 
Recomendo que ele pesquise na Biblioteca da SABESP e do Curso de Eng. Hidráulica da USP, COPPE, etc.
 
Abraços e bom carnaval."

Nenhum comentário: