segunda-feira, março 12, 2018

Mineroduto da Anglo American que vem para o Açu se rompe em Minas. Na semana passada o MP-MG requereu na Justiça R$ 400 milhões para indenização dos atingidos do Sistema Minas-Rio


As imagens acima são do Portal UAI e mostra o local do rompimento do mineroduto no local próximo à estação de re-bombeamento da pasta de minério para transportá-la até o Porto do Açu. Este ponto do rompimento da tubulação está situado no município de Santo Antônio do Grama e pode ser visualizado no mapa abaixo.

A tubulação do mineroduto do Sistema Minas-Rio da Anglo American que liga o município de Conceição do Mato Dentro, MG, ao Porto do Açu, em São João da Barra, RJ, com extensão total de 529 quilômetros se rompeu, hoje pela manhã, na altura do município de Santo Antônio do Grama, distante 210 Km de Belo Horizonte na região da chamada Zona da Mata, em Minas Gerais.

A informação foi confirmada pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais (Semad) e a Copasa (Companhia de Saneamento de Minas Gerais) disse que está monitorando o vazamento e a captação de água do Ribeirão Santo Antônio que poderá ser interrompida.

A instalação do mineroduto do Sistema Minas-Rio foi concluída em julho de 2014. Veja aqui postagem do blog com matéria do Valor. A mesma foi autorizada por licenciamento muito questionado do Ibama.

Na ocasião, um relatório organizado pela AGB (Associação dos Geógrafos dos Brasil) com vários pesquisadores e movimentos sociais que acompanhavam os impactos socioambientais que provocavam milhares de atingidos foi publicado pelo Ibase e está disponível aqui.

Uma matéria sobre o lançamento desse dossiê pelo Ibase foi comentada aqui em nota do blog em 21 mar. 2014. Neste relatório foram feitas descrições e análises sobre os impactos e também se chamava a atenção para os riscos.

Não por coincidência, na semana passada o Ministério Público de Minas Gerais (MP-MG) ajuizou ação civil pública (ACP) contra a mineradora Anglo American por conta dos impactos socioambientais do Sistema Minas-Rio. O MP-MG requereu à Justiça indenização de R$ 400 milhões por danos morais coletivos e danos sociais causados à população dos municípios de Conceição do Mato Dentro, Dom Joaquim e Alvorada de Minas.

Ainda, segundo o MP-MG "estudos apontaram que a chegada da empresa na região impactou negativamente várias áreas, causando aumento da violência e da criminalidade, escassez de água, elevação repentina do número de habitantes, destruição de vias urbanas e rurais, poluição e desagregação social e cultural". Par ao MP-MG a indenização estimada, antes do acidente desta manhã (12 mar. 2018) seria utilizada para compor fundo de reparação de danos.

Para se ter uma melhor ideia do que se trata o Sistema Minas-Rio, o blog republica abaixo o esquema gráfico do processo do sistema Minas-Rio de uma ponta à outra. Ele foi publicado por este blog aqui em 29 junho de 2014.























PS.: Atualizado às 14:50: Para acrescentar o vídeo do Portal UAI que mostra imagens do vazamento da pasta de minério e para localizar no mapa o local onde se deu o rompimento da tubulação do mineroduto.

PS.: Atualizado às 15:04: Mais imagens do rompimento do mineroduto da Anglo American que atinge o um córrego próximo ao local:



PS.: Atualizado às 15:22: Em comunicado a mineradora Anglo American informou que o problema no mineroduto ocorreu às 7h42, desta segunda-feira, quando aconteceu o vazamento de polpa em um dos córregos da região. A polpa consiste em 70% de minério de ferro e 30% de água. A Anglo American disse ainda que solicitou à concessionária de água, a Copasa a interrupção do abastecimento de água aos moradores de Santo Antônio do Grama e a empresa está providenciando caminhões pipa para garantir o fornecimento de água para a população atingida pelo vazamento.

PS.: Atualizado às 12:48 de 13/03/2018: Para acrescer à nota duas imagens (fotos) encaminhadas ao blog sobre o vazamento no mineroduto da Anglo American e sobre o córrego que foi atingido por toneladas de pasta de minério de ferro:



Um comentário:

douglas da mata disse...

Pô, Roberto, que cara chato você é, problematizando tudo (a nova estratégia da defesa do politicamente inaceitável)...

Para que salvar um rio? Comprem água mineral...

Você como sempre atrapalhando o "pogreço" com essas análises problematizantes...pense menos e seja feliz, meu caro amigo!