quinta-feira, fevereiro 06, 2020

Cadeias de Valor Global (CVG) ficam evidentes e expostas com o coronavírus

Cadeia de valor global (CVG) é a denominação que se dá para a compartimentação de etapas de produção de um produto (bem) instalada de forma espalhada por mais de um país.

A reestruturação produtiva expandiu essa realidade, de forma especial, para a produção de materiais, produtos ou equipamentos mais adensados tecnologicamente.

Hoje as CVGs são em cada vez maior em quantidade e também mais espalhadas espacialmente por mais países e continentes. As CVG dependem basicamente de uma eficiente logística (etapa de circulação) para levar partes de produtos e equipamentos, para serem montados em locais distantes de sua produção.

As CVG contam de forma especial com a redução de custos (e a fluidez) dos terminais portuários, dos contêineres (espinha dorsal da globalização) e dos hubs ferroviários e logísticos para deslocar rapidamente os produtos intermediários".

De uma forma geral, as CVGs são pouco percebidas pelo público em geral e menos no dia-a-dia da produção. Por exemplo, pouca gente sabe que uma parte dos aviões da Embraer é feita numa pequena cidade de Portugal.

O caso agora da montadora coreana Hyundai que ontem fechou todas suas fábricas naquele país, por conta da falta de fornecimento de peças que são feitas na China expõe e identifica bem essa realidade. (Veja matéria do Valor 05-02-2020, P.B1. Hyndai fecha fábricas na Coreia do Sul por falta de peças chinesas).

Já se espera problemas semelhantes para fábricas americanas e europeias e de outras regiões da Ásia. No Brasil, hoje (06 Fevereiro de 2020), os jornais O Globo (aqui) e o Valor (aqui) noticiaram impactos também de indústria da CVG do setor de eletro-eletrônico no Brasil.

Essa dependência de uma rede global de fornecedores não é caso exclusivo das montadoras de automóveis e hoje se estende a outras cadeias produtivas.

Aliás, eu tenho dito, que se se bem observada, a atual e trágica situação da paralisação das atividades econômicas da China, por conta da rotavírus, tem enorme potencial para mostrar hoje, com maior clareza, as relações globais daquele pais com o restante do mundo.

O fato, com o todo o arcabouço que hoje se tem para armazenar dados e informações (com o Big Data e os algoritmos da Inteligência Artificial) permitirá uma potente diagnóstico sobre a economia global.

O caso poderá, após os percalços, fortalecer ainda mais a China, dependendo de sua capacidade de resposta, ou ao seu maior concorrente, os EUA.

É interessante observar este fenômeno como parte da complexa economia política mundial.

Nenhum comentário: