segunda-feira, fevereiro 03, 2020

O escárnio e o absurdo são ferramentas dos “engenheiros do caos” para testar a lealdade e garantir o poder: o que isto tem a ver com Bolsonaro?

“Aos olhos dos eleitores, as deficiências dos líderes populistas se transformam em qualidades, sua inexperiência demonstra que não pertencem ao círculo da “velha política”, e sua incompetências é uma garantia de autenticidade. As tensões que causam em nível internacional são vistas como independência, e as fake news, marca inequívoca de sua propaganda, evidenciam sua liberdade de pensamento”.

Isso aí encima lhe faz parecer algo que tem visto pelo Brasil?

“Cada dia traz a sua própria gafe, sua polêmica, a eclosão de um escândalo e seu próprio golpe brilhante. Mal se está comentando um evento, e esse já é eclipsado por um outro, numa espiral infinita que catalisa a atenção e satura a cena midiática.” 

Esse é o mundo do Donald Trump, Boris Johnson e Bolsonaro. A afirmação é feita pelo francês Giuliano da Empoli que dirige um grupo de pesquisa em Milão, Itália e é autor do livro “Os engenheiros do caos: como as fake news, as teorias da conspiração e os algoritmos estão sendo utilizados para disseminar ódio, medo e influenciar eleições"

Para Giuliano, por trás dessas manifestações está o trabalho de ideólogos e, cada vez mais cientistas do Big Data, sem os quais esses líderes nunca teriam chegado ao poder”.

É um trabalho em que os algoritmos dos “engenheiros do caos” são programados para “reinventar uma propaganda adaptada à era dos selfies e das redes sociais, e como consequência, transformar a própria natureza do jogo democrático”. 

Os algoritmos são usados para oferecer ao usuário qualquer conteúdo capaz de atrai-lo à plataforma. O objetivo é atrair pessoas e mantê-las unidas através de paixões e assim ir agrupando as mesmas em grupos e subgrupos.

Aí entra o escárnio como ferramenta que mobiliza muitos, quase todos. Assim, o absurdo se torna uma ferramenta, mais eficaz que a verdade, escreveu um blogueiro de grupo de direita americana citado por Empoli.

“Qualquer um pode crer na verdade, enquanto acreditar no absurdo é uma real demonstração de lealdade – que possui um uniforme e um exército”.

Aos olhos dessa turma, “o progressista é um pedante com o dedo mindinho empinado” (vide as falas da Regina Duarte).

Este pequeno livro do Giuliano Empoli ajuda a descortinar questões que estão ao nosso redor e na nossa política. Torna mais claro aquilo que parece estranho na cena política atual do Brasil. Conhecer essas questões são tão ou mais importantes do que tentar combate-las sem conhecer o contexto em que se instalaram.

A raiva ao vizinho, ao parente, ao colega de trabalho que foram atraídos pelos “engenheiros do caos” não resolve e não oferece resistência a este movimento de consequências e intensidades preocupantes. Evidente que nem todos são vítimas dos engenheiros do caos.

Alguns são seus auxiliares e resultados de suas conquistas. Porém, precisamos conhecer melhor esse estranho processo que é oriundo da ampliação exponencial das redes informacionais.

Enfim, uma leitura que aclara e leva à reflexão sobre os meios para enfrentamento de uma realidade que atrai e engalfinha em lutas fratricidas quem não percebe.

Nenhum comentário: