sexta-feira, fevereiro 21, 2020

A disputa atual pelo poder político no Brasil: uma leitura já em época de Momo

Um resumo sobre como e porque no Brasil chegamos onde estamos.

O controle político no Brasil é hoje, fundamentalmente, militar. Sem distinção entre os da reserva e da ativa.

Os militares (Exército em especial, as outras duas forças se submetem) em acordo com o mercado, aceitaram o capitão junto com a milícia e tudo. Sem nenhum escrúpulo.

A ordem era retomar o poder e o controle interno aceitando a ordem subimperialista que bate continência para os EUA.

O mercado e o rentismo veem Guedes como funcionário dos fundos financeiros. Aquele sujeito que cumprirá o papel de entregar e privatizar tudo o que for possível, bem baratinho. Em especial na área de infraestrutura, que é aquilo que gera riqueza e valor real de forma cumulativa sobre outras cadeias de valor.

Os militares puseram o plano para fora de forma mais clara, desde a ameaça feita pelo general Villas Boas, em abril de 2018 ao STF, que exigia a condenação e prisão de Lula, mesmo que apenas em segunda instância. Depois fecharam com o apoio à eleição do capitão, quando a estrutura cibernética e de redes de segurança do Exército foi colocada na disputa.

A partir da posse em janeiro de 2019, tudo isso foi paulatinamente tomando corpo, sem ser percebido, como um junta.

Aos poucos defenestraram os de fora, e foram tomando conta do Palácio do Planalto e também, de boa parte da Esplanada, com a capilaridade que os ministérios possuem setorialmente nos estados.

Hoje, somando todos os militares, eles já estariam passando, e bem, dos milhares de cargos. Assim, os militares, com anuência do Congresso, mesmo em meio aos cortes da previdência dos civis, viram seus soldos engordarem com o presente de um novo plano de carreira, e ainda com o salário-extra recebido pelos cargos comissionados em quase todos os setores do governo federal.

Lá atrás, em primeiro lugar, a estratégia dos militares foi se aproximar do mercado e aceitar as milícias, com o objetivo geral de tomar o governo das mãos da centro-esquerda, com o discurso, repetido de 64 (e recriado junto ao mercado) de evitar a ameaça e os riscos do socialismo ou comunismo no Brasil.

Em segundo lugar, foram atuando junto de setores hegemônicos da justiça - ideologizada e partidarizada - e dos donos das mídias comerciais para a “missão principal” de voltar a controlar o país.

Nesta toada, não é difícil identificar que parte das principais decisões judiciais passaram a ser antes discutidas, pelos presidentes das cortes com os generais. Eliminar os adversários (inimigos) e ungir e/ou salvar os aliados.

A ideia geral com as quais ganham adeptos entre si é a de "limpar a política dos políticos".

Desta forma, no desenvolvimento do plano, admitiram, sem muitas dificuldades, que essa limpeza seria feita, primeiramente, em aliança com as milícias.

A luta de todos contra todos na sociedade com o atual envolvimento das milícias, na concepção dos militares, ajudaria a obter o consenso ou a hegemonia da sociedade para atuar, mais fortemente, na luta para manutenção do poder interno, com o discurso (para inglês ver) que estão mantendo a ordem no país.

Para quem tem dúvidas sobre isso, observe o caso recente do Ceará que levou à confusão e tiros no ex-governador Cid Gomes.

É bom recordar que essa ideia política com uma visão higienista, não deu certo em nenhum lugar do mundo. E na Europa levou ao nazismo cuja triste história é bastante conhecida, embora hoje, comece a ser negada por alguns.

No Brasil, na década de 70, o golpe militar levou a uma corrupção nos ministérios e estatais, não muito diferente daquela que precisa ser combatida, num processo paulatino e não com esse falso moralismo, velha muleta para justificar a assunção do poder através de golpe.

Por último, caso chegue a este estágio, aí sim, os militares, enfrentariam a milícia. Um pouco para limpar a consciência, mas em essência, manter o poder internamente no pais. Se é que isso sobreviva na guerra e na luta contra os inimigos principais.


Do outro lado estamos nós: a população, a Nação brasileira

Além das contradições dessa estratégia pelo poder, há os desgastes crescentes dessa turma, junto ao sofrimento e empobrecimento da população (e até da base moralista). Ela serve como joguete de um lado para outro e que sente o arrocho que vem sendo imposto com o ultraliberalismo defendido pela burguesia, hoje, hegemonicamente, rentista e financeira.

Em todos os lugares do mundo, o neoliberalismo se desgasta, mesmo que depois de um certo tempo de expectativa de melhoria que a população pressionada pelos diversos lados, acaba concedendo, confusa em após violenta guerra cibernética a favor do tom moralista.

É nesse quadro que a centro-esquerda começa a compreender que o central é a defesa da democracia, contra esse projeto de “poder autoritário-militar-mercadista” e de falsos moralismos.

Assim, ensaia-se a ampliação de uma frente democrática-popular.

Os sindicatos de trabalhadores, passado a fase do turbilhão da direita e fakes news, voltam para a reorganização das suas bases e da população.

Enfim, o que se tem é a luta e a disputa pelo poder político, após o duplo golpe.

Sigamos em frente e na luta em defesa de um projeto de Nação e um Brasil para todos!

Nenhum comentário: